PREFEITURA DE SÃO CARLOS INAUGURA NOVO CEMEI NO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail
Na tarde deste sábado (27), a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Olívia Carvalho no bairro Cidade Aracy. A obra contou com um investimento de R$ 1.576.222,62, seguindo projeto-padrão do Governo Federal. 
 
Localizada na Rua Regit Arab, nº 206, no bairro Cidade Aracy, a construção dos 1.323,58 metros quadrados da unidade escolar teve início em 2011, pela construtora Sam de Matia, mas foi concluída em 2015 pela empresa K2 Construções e Serviços. O nome do CEMEI Olívia Carvalho foi escolhido por meio do projeto de Lei 15.359 de 2010, de autoria do vereador Dé Alvim.
 
A solenidade teve início com a apresentação do cantor sertanejo mirim, Mateus Leandro, de 8 anos, que animou e encantou a todos. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Paulo Altomani, além de destacar a importância de mais esta iniciativa, ressaltou algumas das ações que tem mudado a realidade do bairro Cidade Aracy, como a construção de dois reservatórios com capacidade para 2.650.000 litros que solucionarão o problema de abastecimento da região, a conquista de novas unidades de educação infantil, através do Programa Creche Escola do Governo do Estado e a construção da UPA Avançada do Aracy, orçada em R$ 2.743.971,892. “Estamos fazendo o nosso melhor para poder atender a população de São Carlos que merece usar e usufruir de uma escola como essa, com instalações de qualidade e ótima infraestrutura. Nosso objetivo é oferecer a melhor educação possível às nossas crianças”, disse ele. 
 
Na ocasião, o prefeito e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, entregaram para os familiares da senhora Olívia Carvalho, uma réplica da placa inaugural fixada na escultura de Araucária. Esta escultura em aramado moldado é do artista plástico Antonio Alfonso Luciano.
 
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, é uma honra entregar uma obra que trará tantos benefícios na Educação do bairro. “Quando Altomani assumiu a administração, essa obra estava abandonada, mesmo com contrato vigente e o local era assustador, tinha paredes pichadas, moradores de rua, além de ser ponto de tráfico. Nós demos chances para a construtora continuar a obra, mas depois de um mês, eles pararam novamente. Após multar e quebrar o contrato com a empresa, nós retomamos o trabalho com outra construtora, por meio de licitação, e conseguimos entregar essa belíssima escola. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Obras, a Construtora K2 e todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou.   
 
A secretária de Educação, Regina Garcia, saudou todos os presentes e destacou que inaugurar uma unidade escolar é possibilitar que as crianças tenham um local especial com infraestrutura e equipamentos adequados, onde seus pais fiquem seguros de que elas estarão em boas mãos. “Com este novo CEMEI, iremos atender as necessidades da população que moram na região e acima de tudo, preparar os alunos para se tornarem futuros cidadãos, críticos e responsáveis. Que essa escola nasça com o mesmo espírito de Olívia Carvalho, pessoa descrita como lutadora das causas sociais em prol de todos aqueles que necessitam”, disse. 
 
O vereador Dé Alvim, no evento representando o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, também citou os investimentos feitos no bairro e enfatizou a dedicação do prefeito Paulo Altomani em melhorar a qualidade de vida dos moradores do Cidade Aracy. “O prefeito não mediu esforços diante de toda a dificuldade que vem enfrentando, através dos bloqueios de dívidas passadas, para atender melhor a nossa população”, ressaltou ele.
 
Dé Alvim também contou a história de Olívia Carvalho, uma mulher que ajudou a alfabetizar as crianças que viviam nas antigas fazendas da região e que não tinham acesso à Educação. “Olívia não mediu esforços para ajudar o próximo e dar uma Educação àquelas crianças, por isso faço essa justa homenagem. Vou ajudar na conservação dessa escola, que representa o futuro de nossa cidade”, afirmou o vereador.
 
Após a solenidade, foi realizado o descerramento da placa e o desenlace da fita inaugural pelas autoridades presentes, além de um passeio pelas instalações da nova escola. 
 
A capacidade da escola é de 230 crianças por período, abrangendo alunos da fase 1 a fase 6 (4 meses a 5 anos). O CEMEI possui oito salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground, banheiros individuais, coletivos e adaptados. As matrículas já começaram e as aulas terão início no segundo semestre de 2015, dia 14 de julho. 
 
Estavam presentes no evento, os vereadores Rodson Magno, representando o deputado estadual Roberto Massafera, Cidinha do Oncológico, Eduardo Brinquedos, Sérgio Rocha e Maurício Ortega, o assessor parlamentar Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto, os secretários Hilário Apolinário (Trabalho, Emprego e Renda), Márcio Marino (Obras Públicas), José Carlos Correa (Serviços Públicos), o subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio da Silva, o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, o superintendente das administrações regionais, José Francisco Pires, o padre da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, José Reinaldo Vieira, a missionária Rutinha, o administrador regional do Cidade Aracy, Salatiel Pereira Rocha (Faet), o bisneto e o neto da Olívia Carvalho, Homero Carvalho e Roberto Salvador Carvalho e o diretor do novo CEMEI, Marciel Pacífico.
 
(29/06/2015)