AGOSTO COM GOSTO DE LEITURA NA EMEB DALILA GALLI PDF Imprimir E-mail
A Biblioteca da Escola do Futuro da EMEB Dalila Galli, localizada no Jockey Clube, preparou uma exposição em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto.  
 
A exposição, recheada de livros, brinquedos, brincadeiras e objetos com alusão ao folclore, está disponível para apreciação e para utilização. O diferencial das outras exposições é que nessa as crianças podem tocar os brinquedos e participar das brincadeiras, em duplas ou em grupos. 
 
Também estão expostos cordéis com alguns dos personagens do folclore, entre eles: o chupa-cabra, o boitatá, o lobisomem, o curupira, a lenda do guaraná, Maria Caninana, caipora, boto e o mapinguari, além de xilogravuras com referencia ao folclore da região Nordeste como o carro de boi, os violeiros, dançando forró, o xaxado, ciranda-cirandinha, Lampião e Maria Bonita, Lampião e padre Cícero e o bumba meu boi.
 
A literatura de cordel é escrita em forma rimada e os poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, além de fazerem as leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 
 
A exposição é aberta aos alunos da EMEB Dalila Galli, moradores do bairro e demais interessados. A biblioteca fica na rua Rio Paranapanema, no Jockey Clube. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3361-7010. 
 
(28/08/2015)