PARQUE ECOLÓGICO COMPLETA 39 ANOS DE TRABALHO POR PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES PDF Imprimir E-mail

O Parque Ecológico de São Carlos, completou no último dia 9 de setembro 39 anos de trabalhos intensos na busca pela conscientização ambiental e pela preservação da vida. Nascendo no dia do médico veterinário, o Parque recebeu o nome de um destacado profissional da cidade Dr. Antonio Teixeira Vianna. Médico veterinário responsável pela consolidação de raças bovinas brasileiras.

 

Fundado em 1976, o Parque Ecológico é uma das áreas de lazer mais procuradas da região, possui 70 hectares de área, sendo que cerca da metade a disposição do público para passeio e lazer contemplativo, a outra parte é mantida como reserva onde são protegidas as nascentes do córrego do espraiado que ajuda no abastecimento de água do município.

 

Mantido pela Prefeitura, o Parque Ecológico é um dos melhores Zoológicos do Estado de São Paulo, reconhecido por sua busca do conhecimento sobre a fauna brasileira e pelos esforços de reproduzi-la, com os objetivos de conservação e pesquisa. Seguindo esta linha, do local já saíram animais silvestres que puderam voltar para a natureza, como Micos Leões e Cervos do Pantanal nascidos em cativeiro e também Lobos Guarás recuperados após serem atropelados nas estradas da região.

 

Atualmente, um dos pontos fortes do Parque é a interação socioambiental com a comunidade, onde programas como apoio a entidades beneficentes, campanhas de coleta de resíduos, atendimento a escolas e cursos de capacitação. Estas ações traduzem para as pessoas a importância da conservação do meio ambiente e dos animais que ali vivem.

 

“Estamos nos aproximando dos 40 anos, uma idade muito importante” comenta o Biólogo Fernando Magnani que administra o local há 27 anos. “Até setembro do ano que vem, todas as nossas atividades serão direcionadas a comemoração dos 40 anos”.

 

Todo este trabalho ao longo de 39 anos consolidou o Parque Ecológico de São Carlos, como referência em conservação da biodiversidade, educação, pesquisa e lazer, mas também criou a responsabilidade para o local de continuar buscando sempre divulgar estas ações na busca de uma consciência coletiva pela conservação do planeta começando por nossa cidade.

 

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h00 às 16h30, domingo, das 8h00 às 17h30. O Parque não cobra a entrada.

 

Mais informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

(14/09/2015)