POLICIA MILITAR RECEBE RADAR COM TECNOLOGIA OCR PDF Imprimir E-mail

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Márcio Marino, acompanhado do Diretor de Trânsito, Antonio Roberto Alfaro, entregou na tarde desta quarta-feira (28), no 38º Batalhão da Polícia Militar, um radar com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para fiscalização de trânsito no município.
 
Por meio de uma parceira com o estado, o aparelho com infravermelho permitirá que a Polícia Militar, fiscalize o limite de velocidade, receba informações de carros roubados ou furtados ou que estejam com a documentação irregular. “É um aparelho que funcionará em conjunto com o sistema de radares que estamos implantando no município. Isso nos ajudará na fiscalização das irregularidades tanto de dia quanto à noite.”, enfatizou Márcio Marino.
 
Para operar o radar OCR, Policiais Militares de fiscalização de trânsito passaram por um treinamento específico. Segundo o Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza, o radar será utilizado em locais que oferecem maior risco de perda de vidas como próximo às escolas, travessias de pedestres e locais com maior índice de acidentes.
 
“A fiscalização de trânsito não tem a finalidade de penalizar o cidadão ou restringir a liberdade, e sim de resguardar vidas. O aparelho será utilizado por policias que já trabalham na companhia, que já fazem a segurança viária e já trabalham em pontos específicos.”, disse o coronel.
 
FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
 
Há uma semana a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito colocou em operação dois radares móveis. Como parte do processo de implantação dos aparelhos e adaptação dos operadores, a princípio a fiscalização eletrônica móvel fica mantida todos os dias na Avenida Trabalhador São-carlense, sentido bairro, e na Avenida Doutor Tancredo Neves no sentindo Shopping Iguatemi, com o limite de velocidade de 60 Km/h.
 
Além dos radares móveis, já em fase de instalação, e em breve começam a funcionar, a fiscalização de avanço de sinal vermelho nos semáforos da Rua Quinze de Novembro com a Avenida São Carlos, da Avenida Doutor Carlos Botelho com a Rua Dona Alexandrina, e também, os radares fixos nas Avenidas Tancredo de Almeida Neves e Getúlio Vargas.
 
Já que não tem prazo específico para o término da instalação, assim que os aparelhos forem ativados, canais oficiais da prefeitura, órgãos de imprensa e população serão informados.
 
(28/10/2015)