VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA CANINA SOMENTE SERÁ REALIZADA NA ÁREA RURAL POR FALTA DO PRODUTO PDF Imprimir E-mail
Ministério da Saúde ainda não repassou as doses para o estado de São Paulo
 
Em virtude do atraso por parte do Ministério da Saúde na distribuição da vacina para imunizar contra a raiva cães e gatos, a Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Divisão de Zoonoses, comunica que inicialmente realizará a vacinação somente na área rural do município.
 
O cronograma foi estabelecido segundo orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara, GVE XII, que também está realizando a campanha de vacinação canina apenas na área rural, com vacina antirrábica canina previamente adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. 
 
O Instituto Pasteur também encaminhou comunicado aos municípios informando que o Estado de São Paulo não recebeu as vacinas antirrábicas caninas (VARC), bem como, que não houve manifestação oficial por parte do Ministério da Saúde em relação ao prazo de distribuição do imunobiológico.
 
Em São Carlos a vacinação ocorrerá no sábado (14) no Assentamento Nova São Carlos (estrada para Ribeirão Bonito), no Parque Itaipu e no final do Jardim Novo Horizonte (na sede da Siltomac – estrada para Descalvado). No dia 21 de novembro as equipes da Divisão de Zoonoses, com apoio da UNICEP, vão percorrer o Aracê de Santo Antônio, Quinta da Felicidade, Varjão e na Represa do 29. 
 
A Prefeitura de São Carlos aguarda manifestação oficial do Ministério da Saúde e do GVE XII sobre o cronograma de distribuição das vacinas para realizar a Campanha na área urbana do município. 
 
A raiva é uma doença fatal, transmitida por um vírus presente na saliva de animais doentes. Qualquer mamífero (cão, gato, morcego), pode, pelo simples contato com a saliva e mordedura, passar o vírus. A área rural é considerada como de maior risco da doença devido à presença de morcegos, considerados como os principais disseminadores da doença. Em São Carlos já foram vacinados na zona rural 475 cães e 57 gatos.
 
(06/11/2015)