SECRETÁRIA DE CIDADANIA PARTICIPA DO FÓRUM SENAC DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PDF Imprimir E-mail
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, participou no início desta semana, em São Bernardo do Campo, do Fórum Senac de Assistência Social do Grande ABCD.
 
O objetivo do evento foi promover um espaço de diálogo sobre os avanços e desafios no âmbito da assistência social. Durante o evento foram abordados os seguintes assuntos: judicialização das políticas públicas de assistência social, a importância do diálogo entre as gestões municipais, o poder judiciário e ministério público e os impactos da gestão descentralizada para a consolidação do sistema único da assistência social.
 
A secretária de São Carlos fez uma apresentação sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Carlos na área da assistência social, por meio das ações em proteção social básica e proteção social especial. Dentro da proteção básica estão os serviços desenvolvidos pelos 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), instalados nos bairros Cidade Aracy, Pacaembu, Santa Felícia, São Carlos VIII e no distrito de Santa Eudóxia, os 5 Centros Comunitários em funcionamento no Parque Delta, Maria Stella Fagá, Antenor Garcia, Castelo Branco e no distrito de Água Vermelha, além da Estação Comunitária do Gonzaga e Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla. Já dentro da proteção especial está o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma unidade que oferece serviços especializados e continuados à famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Fazem parte do CREAS a Seção de Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Risco, Divisão de Atendimento ao Idoso e a Pessoa com Deficiência, Divisão de Atendimento a Mulher, Casa de Passagem (albergue noturno), Casa de Acolhimento (albergue infantil Cláudia Picchi Porto), Programa Família Acolhedora, Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência e Centro POP (que atende a população em situação de rua).
 
A secretária falou também do trabalho desenvolvido pelas divisões de Igualdade Racial e Diversidade Sexual, além de mostrar números do Cadastro Único que tem hoje 15.736 famílias cadastradas, 5.524 recebem o benefício do bolsa família, 1.207 do cartão alimentação, 247 o renda cidadã, 80 o ação jovem e 31 do Amigo do Idoso.
 
Quanto aos benefícios eventuais a Cidadania disponibiliza cesta básica, gás, aluguel social, hotel social, funeral social, passe cidadão, passagem para migrante, segunda via de documentos e transporte para visitação em presídios e penitenciarias.  
“Recebi o convite do gerente do Senac de São Bernardo, Jurandir Santos e resolvi participar porque é sempre muito enriquecedor essa troca de experiência entre os gestores públicos. Falei do trabalho de São Carlos nessa e também conheci projetos de outros municípios”, disse Wiviane Tiberti.
 
A mediadora do Fórum foi Maria Paula Puglisi Yoshihara, formada em Direito, especialista na docência da Educação Profissional, Diálogo pela Uma Paz e Justiça Restaurativa pelo Laboratório de Convivência. Integrou a equipe de implantação do Escritório de Inclusão Social da Bela Vista (PMSP e União Europeia). Facilitadora de diálogos comunitários e construção de soluções colaborativas e mediadora no Programa Rede Social do Senac São Paulo.
 
(13/11/2015)