VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REALIZA NEBULIZAÇÃO EM 4 REGIÕES DA CIDADE PDF Imprimir E-mail
A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica que a equipe de combate à dengue realizou essa semana nebulização na região do Jardim Bicão, Jardim das Torres, Cidade Aracy I e no Varjão. A ação foi realizada nesses locais devido notificações de casos suspeitos da doença. Desde o início do ano dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, São Carlos registrou 377 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, sendo que 25 casos foram confirmados por exames laboratoriais. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, pede a colaboração da população para que receba e siga a orientação dos agentes. “Assim que a equipe chega ao local, um agente avisa os moradores para abrir as portas e janelas das residências, para retirar as crianças, idosos e animais de estimação. Se o morador colaborar abrindo a casa com antecedência para o inseticida penetrar dentro do imóvel, atrás dos armários, portas e cortinas, o trabalho de nebulização será mais eficaz. Por isso, peço a colaboração de todos, porque se está havendo transmissão da doença no bairro, isso significa que tem o mosquito contaminado com o vírus circulando nessa região”. 
 
Também é muito importante que os moradores retirem materiais inservíveis dos quintais, principalmente os que acumulam água, que limpem as calhas e tampem as caixas de água.
 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência. 
 
Paralela às ações dos agentes de endemias, a Prefeitura de São Carlos também está realizando a campanha “Juntos pela Vida. Todos contra a Dengue”, com a participação de 20 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de professores e profissionais das unidades de saúde da família. 
 
(13/11/2015)