DIA D DE COMBATE À DENGUE É NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail
O Dia D de Combate à Dengue em todo o País está marcado para o próximo sábado (21). Em São Carlos as atividades de panfletagem, orientação e eliminação de criadouros serão realizadas pelos agentes de endemias da Prefeitura de São Carlos no comércio local, com concentração na Praça do Mercado Municipal, das 9h às 13h.
 
Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Estar sempre alerta para eliminar possíveis focos do mosquito que transmite a Dengue e a Febre Chikungunya é importante para que os números de casos não aumentem no município.
 
“Para evitar a transmissão dos vírus tanto da Dengue como da Chikungunya é fundamental que a população verifique se a caixa d' água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas”, lembra a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone.
 
Números – Desde o início do ano dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, São Carlos registrou 473 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, sendo que 29 casos foram confirmados por exames laboratoriais. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
A Vigilância Epidemiológica comunica também está com a equipe de realizando bloqueio de controle de criadouros na região do Jardim Ipanema, Parque Sisi, Portal do Sol, Boa Vista e Cruzeiro do Sul.
 
Capacitação – Dentro do Plano Municipal de Contingência Contra a Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Santa Casa, está realizando um treinamento para atualizar as informações sobre o diagnóstico e tratamento da Dengue, as classificações da doença e a abordagem do paciente. A capacitação está sendo oferecida às equipes médicas e de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Escolas, Unimed, e o Serviço Médico de Urgência da Santa Casa.
 
O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira (19). No dia 26 de novembro e no dia 3 de dezembro, das 13h às 16h, no Auditório da Santa Casa, na rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573, na Vila Pureza, serão realizados outros encontros. A palestra propõe unificar o diagnóstico e tratamento dos pacientes com sintomas da Dengue. 
 
(19/11/2015)