SÃO CARLOS PARTICIPA DO II SEMINÁRIO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail
altCom o intuito de qualificar os espaços de escuta e acolhida da população em situação de rua e aprimorar a metodologia de acesso às políticas sociais para este público, representantes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, participaram na quinta-feira (19), em Campinas, do II Seminário da População em Situação de Rua.
 
O evento com o tema “Proteção Social à População em Situação de Rua: Construindo Espaços de Escuta”, reuniu cerca de 160 pessoas na Câmara de Vereadores. Além de São Carlos vieram representantes de Atibaia, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Itu, Louveira, Paulínia, Santo André, São José dos Campos, São Paulo, Sumaré e Vinhedo.
 
O Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) faz parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e presta atendimento aos moradores em situação de rua de São Carlos. Hoje cerca de 60 pessoas frequentam o programa que tem como objetivo acolher esses moradores e conduzi-los para as atividades coordenadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais. O Centro oferece, além de cursos e capacitações, local para higiene pessoal, guarda-volumes e alimentação que inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde.
 
Para a coordenadora do Centro POP de São Carlos, Juliana Fávaro Costa, o encontro foi produtivo. “Foi um importante evento em que pudemos trocar experiências das ações que estão dando certo, e também, para trazer novas ideias que poderão ser implantadas junto aos moradores em situação de rua de São Carlos”, disse ela.
 
(20/11/2015)