SOCIÓLOGA FALA SOBRE LEIS AFIRMATIVAS E O RESGATE DA CIDADANIA NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizou mais uma atividade dentro do mês da Consciência Negra. Na última segunda-feira (23), no auditório do Paço Municipal, a socióloga Roseli Oliveira, doutoranda em Sociologia Urbana e especialista em gestão pública ministrou palestra com o tema “As leis afirmativas 10.639, 22.645 e o resgate da cidadania coletiva”.
 
A socióloga falou características de uma educação antirracista. “Primeiro é necessário reconhecer a existência do problema racial. Depois precisamos buscar permanentemente uma reflexão sobre o racismo e seus derivados no cotidiano, pensar meios e formas de educar para o reconhecimento positivo da diversidade racial e repudiar qualquer atitude preconceituosa e discriminatória na sociedade e no espaço escolar educacional”.
 
A implementação da Lei n. 10.639/2003 significa ruptura profunda com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional. Para além do impacto positivo junto à população negra, essa lei deve ser encarada como desafio fundamental do conjunto das políticas que visam a melhoria da qualidade da educação brasileira para todos e todas.
 
Participaram da palestra a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, o presidente do Conselho da Comunidade Negra, mestre Taroba, Ângela Lopes de Almeida, chefe de Políticas para a Diversidade Sexual, além de representantes de associações e entidades.
 
Confira as demais atividades do mês da Consciência Negra:
 
Dia 28 – Marcha pela Igualdade e Combate ao Racismo – saída às 9h da Estação Cultura com destino à Praça do Mercado, onde haverá apresentações artísticas, Capoterapia do Grupo de Ribeirão Bonito com o mestre Taroba – Jangadeiro de Ouro e Hip Hop do Senso Crítico, com Ed Carlos.
 
Dia 30 – Campanha de doação de sangue “Negro Sangue Bom”, das 9h às 11h e das 14h às 16h no Centro de Cultura Afro Odete dos Santos, sito a Rua Dona Alexandrina, 844, no centro.
 
(25/11/2015)