PREFEITURA INAUGURA DECORAÇÃO DE NATAL NO PRÓXIMO SÁBADO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, inaugura no próximo sábado (5), a partir das 19h, na Praça Pedro de Toledo, localizada entre a avenida Comendador Alfredo Maffei e a rua São Joaquim (antiga piscina municipal), no centro, a nova decoração natalina toda confeccionada com garrafas PET. “Os enfeites foram feitos à mão e antes do manuseio todas as garrafas foram lavadas. A população pode ficar tranquila, porque não existe a possibilidade dos enfeites servirem como criadouros do mosquito da dengue”, esclarece a presidente do fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani.
 
No local ficarão expostos uma árvore de natal de 5 metros, o presépio, arcos, guirlandas, além da casinha do Papai Noel, tudo feito com garrafa PET e iluminado. O local vai ficar aberto à visitação. A partir de sábado a decoração das praças e da avenida São Carlos também já estará iluminada.
 
“Os enfeites foram feitos pela artista plástica são-carlense, Rosana Masson, a mesma artista que criou o lustre gigante que enfeitou a tenda das Cantatas de Natal, no ano passado, na Praça XV. Essa semana vamos iniciar a colocação dos enfeites nas principais praças e na avenida São Carlos, no trecho que compreende a Carlos Botelho até a Santa Cruz. E a partir de sábado vamos iluminar os enfeites”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social Amai-vos, Alice Altomani.
 
A primeira-dama ressaltou, ainda, que inicialmente a árvore e a casinha do Papai Noel seriam instalados na Praça do Mercado Municipal. “A ideia era colocar essas peças decorativas no Mercado, porém devido aos estragos causados pela última tempestade, resolvemos fazer a instalação na Praça Pedro de Toledo por uma questão de segurança”.
 
A árvore de natal, com 5 metros de altura, tem estrutura de ferro e foram utilizadas 15 mil garrafas PET na confecção. São mais de 90 mil furos feitos a mão. Para a casinha do Papai Noel, também com estrutura de ferro, medindo 2,5 X 3, foram utilizadas 10 mil garrafas. Na Praça XV serão 1.300 itens decorativos e 3 lustres. A avenida São Carlos será decorada com cerca de 160 adereços natalinos, além dos chamados ‘festões” em todos os braços das luminárias dos postes. Os adereços dos postes terão tamanhos diferenciados devido à altura.
 
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), também aderiu ao Natal Sustentável e desenvolveu projeto semelhante ao do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, instalando enfeites feitos a partir de garrafas PET na região do comércio.
 
(01/12/2015)