VIGILÂNCIA CONFIRMA CASO SUSPEITO DE CHIKUNGUNYA PDF Imprimir E-mail
Os exames laboratoriais estão sendo realizados, porém o paciente passa bem e recebe tratamento em casa.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma uma SUSPEITA de febre chikungunya na cidade. Um usuário do SUS foi atendido (a) na Unidade de Saúde do bairro Jockei Clube na quarta-feira (9), a princípio o médico solicitou exame laboratorial para dengue, sendo que o material foi coletado no dia (10), porém o médico recomendou que em caso de resultado negativo para dengue, que se faça também a sorologia para confirmação ou não de chikungunya. Nesta sexta-feira (18), a Vigilância recebeu o resultado da sorologia do Adolfo Lutz, sendo negativo para dengue, portanto agora será pedido a sorologia para  chikungunya. O resultado somente deve sair dentro de 15 dias. A pessoa passa bem e recebe tratamento conforme protocolo do Ministério da Saúde. O bairro já recebeu a nebulização.
 
A Prefeitura está trabalhando para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta sexta-feira (18), foram realizadas ações de bloqueio na região do bairro Arnon de Mello, Condomínio Parque Sabará, região da Vila Pureza e do Cidade Aracy II.  No Jardim Cardinalli foi realizada nebulização. Na segunda-feira (21), as equipes de bloqueio estarão no Arnon de Mello e proximidades do Jardim Ipanema, no Jardim Tangará, no centro (proximidades da rua Sete de Setembro com Visconde de Inhaúma) e no Cidade Aracy I. A nebulização continua no Cardinalli.
 
Além dos 38 agentes que já estão trabalhando diariamente, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal está realizando processo seletivo para a contratação, em caráter temporário, de mais 40 agentes de combate à endemias.  
 
“Como os sintomas são muito parecidos, é normal que os médicos solicitem o exame laboratorial para dengue e se não for positivo para a doença, que continue a investigação. Portanto nesse momento não podemos afirmar que temos um caso de Chikungunya na cidade, é prematuro afirmamos isso. Estamos trabalhando, fazendo campanhas educativas, bloqueios, nebulizações, porém a população precisa fazer a sua parte, sozinhos não vamos vencer o Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde, Marcus Petrilli.
 
Os sintomas da Chikingunya são semelhantes aos da Dengue: febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias.
 
Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros do mosquito. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d ́água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.
 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma da doença procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência.
 
Desde o início do ano dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, São Carlos registrou 719 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, sendo que 38 casos foram confirmados por exames laboratoriais. São 26 casos autóctones (contraídos na cidade) e 12 importados.
 
(18/12/2015)