COMITÊ DE COMBATE À DENGUE DEFINE ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PDF Imprimir E-mail

O Comitê de Combate à Dengue esteve reunido na manhã desta quarta-feira (13), no Paço Municipal. O Comitê formado pela Prefeitura, Polícia Militar, USP e diversos outros setores da sociedade está definindo as estratégias a serem adotadas nas próximas semanas para intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypt. “Vamos ter o monitoramento de pacientes em tempo real, e também estamos terminando a elaboração de material específico para os soldados mirins de combate à dengue, parte importantíssima da nossa mobilização”, explica o secretário de Saúde, Marcus Petrilli.
 
Os chamados soldados mirins são estudantes de escolas da cidade que vão participar  ativamente da conscientização e da mobilização casa a casa para acabar com os criadouros. “Somente com a participação de todos poderemos implantar os projetos e atingir nossos objetivos. Os estudantes, as crianças são fundamentais porquê também cobram em casa”, destaca o secretário de Educação, Douglas Marangoni.
 
A implantação das ações já começou, e deve ser intensificada nos próximos dias, com a entrada em serviço de mais 44 agentes de combate à endemias. “Acreditamos que eles devem entrar em ação em no máximo 15 dias. São parte importante desta mobilização também”, ressalta o secretário de Saúde. Na reunião foram definidas formas de ação e estratégias dos novos agentes.
Na reunião do Comitê, por videoconferência, o Grupo da USP de São Paulo que desenvolveu pastilhas com bactérias e larvas que serão distribuídas para acabar com os criadouros explicou o funcionamento do sistema. O trabalho foi desenvolvido junto à Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ, e será implantado de maneira pioneira na cidade. “O produto para controlar e acabar com o Aedes é sustentável. Intoxica apenas a larva do mosquito, é sustentável e não causa desequilíbrio ambiental”, explicou por vídeo o pesquisador Rodrigo Perez.
 
Foi apresentada em detalhes a técnica de utilização do sistema, por meio do grupo de pesquisa, além das formas de implantação das técnica na cidade. O Comitê volta a ser reunido na próxima semana. Também participaram da reunião desta quarta-feira o secretário de Serviços Públicos, Marcos Thomazo Chireia; o Capitão Wagner Rocha Gonçalves  e o Major Adalberto Ferreira, da Polícia Militar; Átila Iamarino, da USP-SP; Caio Cesar Freire; o empresário e pesquisador Euclides Mateucci Júnior, da DNA Consult, empresa que também desenvolve pesquisas sobre o DNA do Aedes Aegypt; pela Secretaria Municipal de Saúde Denise Scatollini , Kátia Spiller e Luciana Caldeira; além de Geovane de Abreu Silva.
 
(13/01/2016)