SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PDF Imprimir E-mail
O secretário de Planejamento e Gestão, Douglas Marangoni, acompanhado da diretora de Planejamento, Fabiana Colmati, participou na última semana, em Campinas, da palestra ministrada pelo professor William B. Eimicke, especialista em gestão pública da conceituada Universidade de Columbia, de Nova York (EUA), sobre a importância do planejamento estratégico para organizações governamentais. O evento foi promovido pelo “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, programa de aprimoramento da gestão pública liderado pela Comunitas e que tem São Carlos e Campinas como cidades parceiras.
 
A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira, criada em 2000, com a missão de contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos, e assim, estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento do país. Isso acontece por meio do envolvimento de atores diversos, estimulando e fomentando ações conjuntas com o propósito comum de reduzir desigualdades sociais e promover o desenvolvimento sustentável do Brasil.
 
Na apresentação, o professor Eimicke, que integrou a equipe de governo do ex-prefeito Michael Bloomberg, de Nova York, destacou a importância do segmento público para a sociedade. “Sem governo não há setor privado”, afirmou, exemplificando em sua fala a essencialidade de serviços como segurança pública e de manutenção da cidade.
 
O acadêmico ainda mencionou quais seriam as quatro condições fundamentais para uma gestão sustentável e qualificada: 1) Liderança, 2) Finanças públicas em ordem, 3) Planejamento estratégico e 4) Mensuração da performance.
 
Eimicke afirmou que um bom planejamento estratégico se fundamenta no contínuo diálogo com a população e que o envolvimento dos cidadãos é a melhor forma de uma gestão implantar, com sucesso, iniciativas de longo prazo.
 
Para Douglas Marangoni é muito importante participar dessas discussões, já que todos os municípios buscam uma gestão mais eficiente por meio da implementação de ações concretas de melhorias nesse sentido. “Assim como as empresas necessitam de um planejamento estratégico, as prefeituras também precisam. Como no setor privado, é somente através do planejamento que os municípios definem suas metas e ações para que possa, dentro do orçamento público, oferecer bens e serviços de qualidade aos cidadãos”.
 
A apresentação reuniu lideranças do poder público e do segmento privado na prefeitura de Campinas. Contou com a presença dos empresários Carlos Jereissati Filho, do grupo Iguatemi; Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); de prefeitos e secretários municipais de várias cidades da região.
 
(18/01/2016)