PREFEITURA FIRMA NOVOS CONVÊNIOS COM A SANTA CASA PARA ATENDIMENTO DE 2 MIL USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail
O atendimento vai agilizar a marcação de consultas e desafogar o CEME
 
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu um novo convênio com a Santa Casa de São Carlos, desta vez para atendimento aos pacientes cardiológicos.
 
A Santa Casa estruturou um ambulatório de cardiologia clínica para atendimento referenciado de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio estabelece o atendimento de 500 consultas por mês.
 
O ambulatório de cardiologia clínica da Santa Casa é especializado para diagnóstico e tratamento das doenças do coração. É formado por médicos com grande experiência na área, junto com cirurgiões e intervencionistas, para encontrar a melhor solução para cada caso. 
 
Segundo o secretário de Saúde, Marcus Petrilli, o atendimento também continua sendo realizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME). “Já atendemos pacientes cardiopatas no CEME, porém como essa é uma das especialidades com maior demanda, firmamos essa nova parceria com a Santa Casa para agilizar o atendimento, diminuindo assim o tempo de espera na marcação de consultas”, explica Petrilli.
 
Antônio Valério Morillas Júnior, provedor da Santa Casa, afirma que se o paciente precisar de exames mais complexos também será realizado. “Se o paciente precisar fazer um estudo hemodinâmico, uma angioplastia, colocar um stent, um marcapasso e até mesmo uma cirurgia cardíaca, o ambulatório vai triar esse paciente e encaminhar para a solução definitiva do problema”, relata o provedor.
 
A Prefeitura também firmou com convênio com a Santa Casa para o atendimento de 1.500 consultas por mês no ambulatório de especialidades da residência médica. Os residentes são acompanhados pelos preceptores, profissionais responsáveis, na área médica, por conduzir e supervisionar o desenvolvimento dos médicos residentes nas especialidades do hospital. Outra medida tomada pela atual administração para desafogar a rede pública de saúde e melhorar o atendimento ao usuário do SUS em São Carlos.
 
“Cuidar das pessoas é prioridade na minha administração, por isso estamos firmando esses novos convênios com a Santa Casa, pensando sempre na melhoria da qualidade do atendimento na área da saúde, diminuindo drasticamente o tempo de espera na área de especialidades. A Saúde segue como a nossa bandeira, nossa prioridade absoluta’, ressalta o prefeito Paulo Altomani lembrando que a Prefeitura também já pagou mais de 17 mil cirurgias com recursos próprios e hoje continua autorizando 300 cirurgias eletivas por mês, inclusive pagando aos médicos valores superiores ao da tabela SUS.
 
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que todos esses atendimentos são referenciados, ou seja, encaminhados pelos médicos das unidades básicas e de saúde da família.
 
(23/01/2016)