AGENTES DE ENDEMIAS TEMPORÁRIOS VÃO REFORÇAR COMBATE À DENGUE PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Sáude, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta terça-feira (26), no auditório do Paço Municipal, o treinamento de 40 novos Agentes de Combate à Endemias, contratados em caráter temporário, para intensificar o combate à dengue, chikungunya e zica vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypit.
 
O Agente de Combate à Endemias exercerá a atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão da Vigilância Epidemiológica. O salário é de R$ 1.291,00 por 40 horas semanais. 
 
Os novos agentes estão sendo treinados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e devem se juntar na próxima semana aos demais 38 agentes da Prefeitura que já estão trabalhando diariamente no combate à dengue, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypit e realizando bloqueios. 
 
Desde o início do ano dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, São Carlos registrou 1.305 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, sendo que 70 casos foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 49 autóctones e 21 importados. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
Cuidados diários – A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate à endemias nas residências quando há necessidade de bloqueio.
 
A Vigilância Epidemiológica alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, especificamente nos pratos dos vasos de plantas, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles. “É preciso colaborar com as ações da Prefeitura para que a cidade possa vencer essa batalha. Combater os focos do mosquito Aedes aegypit é a única maneira de prevenir a transmissão da dengue, zika e chikungunya”, ressalta o secretário de Saúde, Marcus Petrilli.
 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma de alguma das doenças (dengue, chikungunya ou zica), como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência. 
 
(26/01/2016)