BANDA DE JAZZ FAZ A ABERTURA DA SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2016 PDF Imprimir E-mail
A Banda de Jazz de Marcelo Torres fez a abertura oficial da Semana de Formação de Professores de São Carlos nesta quarta-feira (3), no Hotel Nacional Inn. Na plateia, divididos em duas turmas, os 1.300 professores da rede municipal de ensino aprenderam um pouco mais sobre autodesenvolvimento, desenvolvimento em grupo, integração e adesão dos grupos aos objetivos da escola.
 
A palestra show focou também a capacitação e empenho, trabalho em equipe, comprometimento, criatividade e superação, tudo junto, em um show musical que contagiou os presentes. 
 
O Jazz é um gênero que surgiu por volta de 1900, nos Estados Unidos, e que vem se adaptando, ao longo de mais de um século. No mesmo período, outros ritmos nasceram e desapareceram, mas o jazz se renova a cada época, ao incorporar elementos de outros gêneros.
 
“É um exemplo do que deve acontecer com as organizações educacionais”, diz o músico e palestrante Marcelo Torres. Ele explica que o que existe em comum, entre uma escola e uma banda, ou uma orquestra, são as pessoas. “No jazz, existem os duelos entre os instrumentistas, onde um músico, desafiado por outro, passa a fazer um solo mais bonito, mais técnico, mais criativo e assim ocorre a troca de conhecimento dentro de uma banda, isso também acontece em uma escola, empresa, onde todos crescem”, diz o palestrante.
 
Na sequência o gerente regional do Sebrae em São Carlos, Paulo Sérgio Cereda ministrou palestra sobre a visão prática das transformações, tendo o professor que se educar para educar, se preparar para antecipar.
 
Douglas Marangoni disse que somente a educação pode corrigir as distorções das oportunidades sociais. “A educação é a principal ferramenta de correção das distorções, somente ela alavanca a promoção e o desenvolvimento humano”, acredita o secretário de Educação.
 
Marangoni também, ressaltou, que na sexta-feira (5), outra atração fará parte da Formação de Professores. “Outra novidade será a apresentação de Elena Cerântola e Gallo Cerello, artistas e empresários, donos do Circo Vox. Ela, bailarina e ele circense, empresário e malabarista. Por meio de sua arte o Circo Vox transmite mensagens de motivação, iniciativa e comprometimento ao público que atua na educação”.  
 
Para o prefeito Paulo Altomani educar pessoas não é uma tarefa fácil. Na realidade, a profissão de educador é uma das mais árduas. “Acreditando nisso, sancionamos a Lei do Piso, o que possibilita uma melhor preparação dos professores da rede municipal de ensino. Oferecemos a capacitação de recursos humanos, reciclando cerca de 1.500 educadores, melhorando assim a formação dos profissionais da rede. Além disso, a Prefeitura já entregou à comunidade são-carlense, mais de 30 salas de aula com a inauguração de 5 Centros Municipais de Educação Infantil”, lembrou o prefeito.
 
Também participaram do primeiro dia de atividades da Semana de Formação de Professores o vereador Maurício Ortega, Azuaite Martins de França, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), João Virgilio Tagliavini, presidente do Conselho Municipal de Educação, Renato Barros, presidente da OAB, Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto, Ismael Cerminaro, representando o deputado estadual Roberto Massafera e os secretários Hilário Apolinário de Oliveira, Trabalho Emprego e Renda, Tamy Sato, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de diretores e funcionários da área educacional.
 
As atividades da Semana acontecem até a próxima sexta-feira (5), no Hotel Nacional Inn, localizado na avenida Getúlio Vargas, 2.330. Confira a programação:
 
Dia 4 – quinta-feira – período da manhã e tarde:
7h30/12h30 – Credenciamento;
8h às 9h45/13h às 14h45 - Palestra com a psicóloga Silvia Quintan (Gestalt-terapeuta, idealizadora e coordenadora do projeto de inclusão “A luta de cada um” e autora do livro “A luta de cada um”);
10h15 às 12h/16h15 às 18h – Palestra com Prof. Dr.Yuri Capelato (Psicólogo clínico e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Orienta pais sobre cuidados com os filhos. Membro do Laboratório DISAPRE – UNICAMP. Especialista em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil. Autor do livro “A Equação da Afetividade. Como lidar com a raiva de crianças e adolescentes”, em parceria com Ivan Capelatto). 
Dia 5 – sexta-feira - período da manhã e tarde:
7h30/12h30 – Credenciamento;
8h às 9h45/13h às 14h45
 – Palestrante José Ruy Gandra (Jornalista com passagens marcantes pelo jornal Folha de São Paulo e pelas revistas Veja São Paulo, Exame, Playboy, VIP, Viagem & Turismo e National Geographic Brasil, que editou ou dirigiu. É um observador admirável da alma, do comportamento e das relações humanas. É, também, autor do Best Seller Coração de Pai – Histórias sobre a arte de criar filhos);
10h15 às 12h/16h15 às 18h – Apresentação do Circo Vox.
 
(03/02/2016)