TRÊS TIPOS DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SERÃO DISPONIBILIZADOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado Secretário de Saúde, Marcus Petrilli e da chefe de gabinete da Secretaria, Luciana Caldeira, se reuniu na tarde da última quarta-feira (3), com o vereador José Luis Rabello (Zé do Mato). Na pauta da reunião a primeira compra de medicamentos fitoterápicos que será disponibilizada na Rede Pública de Saúde de São Carlos.
 
No primeiro momento serão incluídos três medicamentos fitoterápicos e à medida que a demanda for aumentando há possibilidade de serem realizadas novas aquisições. 
 
Os medicamentos a serem ofertados são: Isoflavona (Glycine max ) para tratar sintomas da menopausa, Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) para problemas digestivos e Guaco (Mikania glomerata) com ação expectorante e broncodilatadora. 
 
Como todo medicamento, o fitoterápico deve ser utilizado conforme orientação médica. Para ter acesso, o usuário tem que procurar um profissional – médico legalmente habilitado em prescrever fitoterápicos – em uma das unidades de saúde, com um documento de identificação pessoal e a receita atualizada em mãos, o paciente pode retirar o medicamento em uma das farmácias dessas unidades.
 
Rabello ressalta que já faz alguns anos que o Ministério da Saúde vem incentivando o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS, “todos sabemos os benefícios que este tipo de tratamento proporciona para prevenção, promoção e recuperação da saúde. Fico feliz que enfim, São Carlos entrará para lista dos municípios que oferecem mais esta alternativa de tratamento aos usuários do sistema público”. 
 
Também por intermédio do vereador Rabello, no ano passado foi oferecido aos profissionais da saúde curso de capacitação na área com o objetivo de esclarecer sobre a legislação e auxiliar o processo de implantação do Programa. Rabello diz ainda que a capacitação foi de fundamental importância para que os profissionais tenham maior conhecimento sobre os fitoterápicos e como estes podem ser aplicados no SUS, segundo a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 
Segundo Marcus Petrilli, a previsão é que dentro de 30 dias os medicamentos já estejam disponíveis para ser distribuídos a população.
 
Para o prefeito Paulo Altomani, a sabedoria popular somada às plantas é uma grande arma contra as doenças. “Esses medicamentos naturais sempre foram utilizados, acompanho isso em minha família desde a infância. Todos sabem que eles provocam menos efeitos colaterais do que os alopáticos. Os remédios à base de plantas são feitos de substâncias naturais, portanto agem mais suavemente”, acredita Altomani.
 
(04/02/2016)