ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO CARLOS TRABALHAM COM O TEMA FOLCLORE BRASILEIRO PDF Imprimir E-mail

Tendo como objetivo valorizar a cultura e a tradição popular, as escolas da Rede Municipal de Ensino de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trabalham ao longo do ano com diferentes projetos que fazem parte do folclore brasileiro.

 

Neste mês de agosto as atividades sobre o folclore são divididas e apresentadas a toda comunidade escolar com o objetivo de preservar e repassar para as novas gerações o conjunto de crenças, mitos, lendas, festas, superstições e artes que são a essência de um povo.

 

O Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI Pedro Pucci e a Escola Municipal de Educação Básica - EMEB Carmine Botta, realizaram exposições e apresentações folclóricas no espaço escolar e compartilharam com a comunidade a riqueza do folclore brasileiro, garantindo o contato, o conhecimento, o resgate e a preservação da nossa diversidade cultural.

 

As manifestações folclóricas são na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um povo e são geralmente transmitidas oralmente, ou de forma representativa e significativa para todos. Com toda sua riqueza, o folclore apresenta características de todas as regiões de um país; e torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.

 

Na história da humanidade, as pessoas, em todas as culturas, buscaram e buscam explicações sobrenaturais para as coisas que não entendem. Todos os povos possuem suas tradições, contos, causos, personagens lendários, provérbios, canções e cantigas, brincadeiras, artesanato, culinária, jogos e brinquedos, festas populares e atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

 

A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo. Através das diversas manifestações culturais do folclore, pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga, presente nos dias de hoje.

 

Assim, os mitos, as crenças e as lendas presentes em nossa vida, mesmo que inconscientemente, no uso da medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam uma reflexão em seu desfecho. Essas manifestações são de autoria desconhecida é o saber de um povo, que pode ser produzido por qualquer pessoa.

 

(01/09/2016)