ALUNOS DE EMEBS SÃO DESTAQUES NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PDF Imprimir E-mail

Por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, professores e alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O concurso, iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) está em sua 5.ª edição e tem com objetivo a produção de textos dos alunos de escolas públicas de todo o país.

 

O tema escolhido para as produções foi “O lugar onde vivo”, que proporcionou os alunos a olhar com outros olhos para a comunidade onde vivem, reconhecendo sua realidade, valorizando espaços e diferentes culturas, aprofundando reflexões sobre sua importância como cidadão atuante na sociedade.

 

Os professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram nas seguintes categorias:

Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental

Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio

O poema do aluno Rian Patrick Souza do Nascimento, aluno da professora Gelza Rodrigues Gabriel Pastori da EMEB. Janete Maria Martinelli Lia; a crônica da aluna Jennifer dos Santos Santana e o relato de memórias da aluna da Camila Vitoria da Silva, alunas da professora Ana Cláudia Giglioti Françoso da EMEB Profª Dalila Galli foram as produções que se destacaram entre tantas outras inscritas, sendo selecionadas para a próxima etapa por comissões julgadoras avaliaram em cada texto a presença de aspectos próprios da categoria textual escolhida; aspectos gerais de gramática e ortografia, enfim, critérios específicos para a seleção de cada texto.

Além da seleção e premiação, a Olimpíada propõe para professores e alunos a possibilidade de reflexão e compreensão da função social da escrita, a ampliação de competências na linguagem oral e escrita, a interação entre escola e comunidade, fortalecendo relações e desenvolvendo valores essenciais para que todos exerçam o papel de cidadãos críticos, ativos e responsáveis.  

 

(08/09/2016)