SÃO CARLOS RETOMA VISTORIA CASA A CASA PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e o Governo do Estado, retomou neste mês os trabalhos de vistoria casa a casa da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”. No início do ano a ação vistoriou 20.031 imóveis de 34 bairros diferentes.

 

O trabalho realizado durante os sábados contempla o recolhimento de pequenos materiais que possam servir como criadouros do mosquito dentro das casas, distribuição de panfletos, orientação e o preenchimento de um boletim sobre a situação do imóvel vistoriado.

 

Nesta segunda etapa da campanha, que teve inicio no sábado (8) e continuou neste sábado (15), já foram vistoriados 3.153 imóveis de 12 bairros como Tijuco Preto, Vila Brasília, Vila Costa do Sol, Vila Marina, Vila Marigo, Jardim Santa Helena, Parque Estância Suíça, Vila São José, Jardim São João Batista, Vila São Caetano, Loteamento Albertini e Vila Derigge.

 

A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde garante R$ 120,00 para cada servidor que atua no combate ao mosquito. Os municípios que aderiram à campanha receberão os repasses para o pagamento de diárias dos profissionais por meio do Fundo Estadual de Saúde.

 

Desde o início do ano Dengue, no dia 1.º de julho de 2016, a cidade de São Carlos registrou 239 notificações de dengue, ou seja, casos suspeitos. No total, 4 exames laboratoriais deram positivos para a doença, 222 negativos e 13 aguardam resultado.

 

O sucesso do combate ao mosquito da dengue também depende da colaboração da população, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de combate de endemias e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado e lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas.

 

“A parceria da campanha com o estado em ações de mobilização e conscientização da população na destruição dos focos criadouros do mosquito dentro das casas, permite realizarmos um trabalhado constantemente do alerta contra a dengue e mantermos bons indicadores da doença, livrando o município de uma epidemia”, salientou a diretora de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Cláudia Mazzuccio.

 

(17/10/2016)