SÃO CARLOS REALIZARÁ ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO EM CONJUNTO COM A AFA PDF Imprimir E-mail
Representantes da Defesa Civil de São Carlos e da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, participaram nesta semana, na cidade de Pirassununga, de uma reunião com o Comando da Divisão de Saúde e o Batalhão de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA), com o objetivo de organizar atividades conjuntas de cooperação para cursos de treinamento e capacitação em diversas áreas de resgate terrestre e aéreo, bem como de outras atividades relacionadas a desastres e de segurança. 
 
Participaram do encontro que definiu metas e objetivos das atividades conjuntas, o diretor da Defesa Civil de São Carlos; Pedro Caballero, a servidora Leonir Cominotte; o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Antonio Ribeiro e pela da Academia da Força Aérea, Coronel  Valdecyr dos Santos, Major Rosangela Fin, Tenente Coronel Antonio F. Nastri Nogueira e a Tenente Maria Luisa Santos Valvassore. 
 
O plano de contingência para desastres aéreos é de grande importância para São Carlos, em virtude de município estar na rota dos aeroportos de Gavião Peixoto (EMBRAER), Mario Pereira Lopes (LAM-TAM-QATAR) e da própria Força Aérea de Pirassununga. A capacitação envolverá diversos órgãos como a Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, SAMU, Hospitais e o pessoal dos próprios aeroportos.
 
“É um plano de extrema importância para as atividades de prevenção e redução de impactos ou danos para a cidade de São Carlos, como também uma solicitação do ministério Público Estadual como medida de prevenção para a cidadania, já que participamos do Programa de Cidade Resiliente da UNISDR (ONU), a qual a cidade de São Carlos e signatária por meio da Prefeitura Municipal, que visa um desenvolvimento sustentável através da qualidade de vida.”, explicou o diretor da Defesa Civil de São Carlos. 
 
Como parte da ação, a Prefeitura pretende realizar um plano de desenvolvimento e aplicabilidade das empresas do município que possuem tecnologia de ponta, podendo se tornar projeto piloto a nível nacional em conjunto com a Força Aérea, com capacidade para ser utilizado em várias cidades do Brasil.