BAILE DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A Campanha Outubro Rosa 2016, que tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre os riscos do câncer de mama e disseminar a prevenção, entra na reta final. Na próxima quinta-feira (27), a partir das 20h, no Centro do Professorado Paulista (CPP), localizado na rua Lúcio Rodrigues, nº 11, na Vila Prado, será realizado o tradicional baile de encerramento.

 

Para participar do baile é necessário trocar um 1 kg de alimento não perecível pelo convite, o que poderá ser realizado na hora. Todas as atividades da campanha estão sendo organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos” em parceria com o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) eo Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM).

 

“O baile de encerramento será com a banda Doce Veneno e as integrantes do GAICAM irão apresentar um espetáculo de dança circular, uma coletânea de danças folclóricas. Todos estão convidados a participar do evento, que também é gratuito, porém quem quiser ajudar pode levar 1 kg de alimento que será repassado para entidades assistenciais cadastradas no município”, completou Alice Altomani, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos.

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

 

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

Centro Oncológico- Em São Carlos, no Centro Oncológico “Fabiana Chiva de Castro”, localizado na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza, são diagnosticados aproximadamente sete casos de câncer de mama por mês. Na unidade são oferecidas 72 consultas por semana, entre novas e retornos, com três mastologistas da rede pública de saúde, porém o atendimento é referenciado, ou seja, as pacientes são encaminhadas pelas unidades básicas ou de saúde da família. O atendimento no Centro Oncológico é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-3460.

 

(25/10/2016)