CENTRO DE ATENDIMENTO DE INFECÇÕES CRÔNICAS REALIZA CAMPANHA "FIQUE SABENDO 2016" PDF Imprimir E-mail

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas “Ana Cláudia Lucato Cianflone”, realiza de 25 de novembro a 01 de dezembro, a campanha Fique Sabendo 2016.

 

O objetivo da ação que disponibilizará uma série de testes rápidos de HIV/AIDS e uma atividade especial de encerramento é o de levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Para realizar o teste a partir da coleta de fluído oral é necessário jejum de 30 minutos e apresentar documento com foto para a retirada do laudo.

 

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi estabelecido para o dia 1º de dezembro pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, como forma de conscientizar a população sobre a doença. A Aids pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento.

 

“Muitos casos só são descobertos apenas quando a doença está em estágio avançado, por isso é preciso vencer o medo e encontrar um tempo para fazer o exame. Por isso convidamos toda a população para realizar os testes”, enfatizou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST-AIDS, Isabella Gerin de Oliveira.

 

Segue o cronograma dos testes rápidos:

Dia 25/11 – A partir das 19 horas - Centro Universitário Central Paulista (UNICEP)

Dia 26/11 – A partir das 08 horas – Escola Estadual Orlando Perez

Dia 28/11 – A partir das 08 horas e das 13 horas – Universidade de São Paulo (USP)

Dia 29/11 – A partir das 08 horas e das 13 horas – Centro de Atendimento de Infecções Crônicas

Dia 30/11 – A partir das 13 horas – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Dia 30/11 – A partir das 19 horas – ETEC Paula Souza

 

Segue o cronograma de encerramento da campanha, a ser realizado no dia 01/12, no auditório Bento Prado Júnior do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, 1.575.

 

08 horas – Testes Rápidos

13 horas - Exposição da história do HIV no Brasil e Dados Populacionais de São Carlos.

14 horas – Palestra: “Aids, ainda corremos risco? – Profa. Dra. Sigrid de Sousa Santos (Medicina da UFSCar)

15 horas – Palestra: “Como dar o diagnóstico? – Profa. Dra. Sigrid de Sousa Santos (Medicina da UFSCar)

 

(23/11/2016)