MORRE URSO DE ÓCULOS DO PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail

A equipe do Parque Ecológico de São Carlos informa que morreu na última quarta-feira (23), um de seus animais mais ilustres e um dos mais velhos. O Urso de Óculos (Tremarctos ornatus), que completou neste mês de novembro 21 (vinte e um) anos de idade, chegou ao Parque Ecológico de São Carlos em 1996, vindo do Zoológico de Dortmund na Alemanha. “Jabu” como foi apelidado carinhosamente pela equipe do local, durante estes 20 (vinte) anos, constituiu e consolidou uma grande família, e deixa neste momento, sua “esposa”, 10 (dez) filhos, genros, netos e bisnetos.

 

Jabu, ao longo de seus anos, fez a alegria de muitos visitantes, e também despertou a curiosidade e em muitos o desejo de estar perto e abraçar um “ursinho”. Com grande tristeza despendem-se seus Tratadores de Animais, que junto com Jabu, lutaram nos últimos anos para amenizar problemas de saúde, agravados com a idade e com a herança genética do mesmo.

 

O Parque Ecológico de São Carlos permanece aberto para visitação pública de Terça-feira a Domingo das 8h00 as 16h30, com entrada gratuita. Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou (16) 3361-4456.

 

HISTÓRICO DA FAMILIA URSO DE ÓCULOS DE SÃO CARLOS

 

Jabu (patriarca) veio do zoológico de Dortmund na Alemanha para o Brasil em 1996 e princesa (matriarca) veio da fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em Sapucaia do Sul. Encontraram-se e casaram-se no parque ecológico de São Carlos em 10 de abril de 1997, constituindo a família urso de óculos, após 19 anos de união estável apresentaram filhos, genro e netos:

 

Capitu, nascida em 09 de junho de 2000 é a filha primogênita do casal, foi morar no parque Zoobotânico Getulio Vargas em Salvador/BA em 2002, onde conheceu e casou-se com Zugão, recém chegado da Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro/RJ, sendo pais de Pancho e Luna.

 

Já os filhotes Bob e Marley que são gêmeos e nasceram em 29 de maio de 2003, foram fazer carreira na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, capital.

 

Guaxu e Endy, também gêmeos, nascidos em 01 de maio de 2005, foram morar no Zoológico Municipal de Curitiba, Paraná.

 

Renan que nasceu em 07 de junho de 2007 está no bosque Zoológico Municipal de Ribeirão Preto.

 

Sara e Ney, que nasceram em 04 de junho de 2009, estão em Sapucaia do Sul/RS.

 

Por fim as gêmeas caçulas Tabata e Paula, nascidas em 12 de junho de 2010, ainda moram com os pais, no Parque Ecológico de São Carlos.

 

(24/11/2016)