TORNEIO DE PÁSSAROS NATIVOS MOVIMENTA A CIDADE PDF Imprimir E-mail

São Carlos sediou no último fim de semana, o Torneio dos Campeões de Pássaros Nativos. Criadores de vários estados participaram da competição, realizada no Salesianos. Cerca de 430 pássaros, os melhores do Brasil, competiram nas modalidades: Canto de Curió e Bicudo; Fibra de Canário e Coleiro, Trinca Ferro, Bicudo e Curió.

 

O prefeito Airton Garcia, juntamente com o chefe de Gabinete, José do Espírito Santo Pires, o assessor especial de Gabinete, Antonio Carlos Catharino, prestigiou a competição. Também estavam presentes o deputado federal, Nelson Marquezelli (PTB), o vereador Malabim (PTB), e o presidente do PTB de São Carlos, Márcio Cintra.

 

O deputado federal, Nelson Marquezelli, há mais de dez anos trabalha em defesa dos criadores de pássaros, os passarinheiros, como são conhecidos. Na Câmara Federal, criou uma bancada com participação de deputados de vários Estados para a regulamentação do setor. “Nós legalizamos no Brasil inteiro esses eventos e campeonatos. As premiações valorizam as criações e também os criadores. Temos pássaros aqui que podem custar até um milhão de reais, é um setor que movimenta muito a economia”.

 

As competições aconteceram no sábado (21) e no domingo (22). Segundo o presidente da Federação Ornitológica do Estado de São Paulo, João Carlos Sposito, além da integração com criadores de vários lugares do Brasil, o evento trouxe para a cidade um incremento no comércio, principalmente na rede hoteleira e alimentação. “A competição também traz dinheiro para comércio local. Desde quinta-feira, tem pessoas de vários Estados circulando pela cidade. Muitos criadores vêm com a família, enquanto participam das competições, as esposas e filhos circulam pelo comércio da cidade”.

 

Além do mercado de pássaros, prefeito e deputado conversaram sobre as demandas da cidade. “Eu tenho ajudado São Carlos na medida do possível. Todo ano, eu mando verba para a Santa Casa. Estou trabalhando na internacionalização do aeroporto de São Carlos, entre outros assuntos que vão contribuir com São Carlos e consequentemente com a região. Hoje, falamos sobre moradias populares. Tenho um bom trânsito na Caixa e vou ver como posso ajudar,” afirmou Marquezelli.

 

Airton agradeceu o apoio do deputado e disse que nesse momento precisa da ajuda de todos. “Precisamos juntar todas as forças de São Carlos e da região para atender as necessidades da população, principalmente a mais carente”. Sobre o Campeonato, o Prefeito disse que ficou muito satisfeito com a movimentação da cidade. “Precisamos estimular a realização de eventos como esse. Além de movimentar o comércio, é uma opção de passeio para quem mora aqui”.

 

O evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Pássaros Nativos de São Carlos e pela Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos. De acordo com a organização do evento, todas as aves que participam do Torneio são registradas no Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Criadores de São Carlos tiveram premiações em todas as modalidades.

 

(23/01/2017)