SÃO CARLOS PRECISA FAZER 6 BARRAGENS PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DAS ENCHENTES, DIZ ESPECIALISTA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos recebeu na manhã, desta quinta-feira (9), o professor doutor, Swami Marcondes Villela, especialista em drenagem urbana, para a apresentação do Plano Diretor de Drenagem Urbana. Participaram do evento o prefeito Airton Garcia, o vice Giuliano Cardinali e vários secretários.

O Plano apresentado foi elaborado em 2011, pela empresa SHS – Engenharia Sustentável, mas nunca foi implementado. Ele é um documento que aponta ações para atendimento das necessidades em microdrenagem e macrodrenagem e propõe medidas estruturais e não estruturais para o controle da drenagem urbana. Para a execução do Plano de Drenagem Urbana será preciso fazer uma atualização.

 

Durante a explanação, o professor apontou soluções para o problema das enchentes em São Carlos. “Para resolver o problema será preciso construir 13 barragens, mas se a prefeitura conseguir fazer pelo menos seis já ajudaria e muito. Também tem que pensar na passagem da ferrovia na região do Cristo e na microdrenagem. A cidade não tem galerias e bueiros que suportam um chuva”.

 

O professor afirmou que o custo das obras é elevado, mas os benefícios são maiores ainda. “São Carlos tem um planejamento completo das obras de controle das enchentes. Não adianta só planejar e projetar, é preciso construir. Identificar as prioridades é um bom meio de começar.”

 

O prefeito Airton Garcia fez algumas observações, mas gostou do projeto.  “Eu tenho muito interesse nesse projeto. Quero durante minha gestão solucionar o problema das enchentes na cidade. Vamos levar esse projeto para Brasília e viabilizar recursos”. 

 

(09/03/2017)