NO DIA DO CONSUMIDOR, PROCON REALIZA AÇÕES E DIVULGA RANKING DE RECLAMAÇÕES DOS CONSUMIDORES PDF Imprimir E-mail

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o Procon São Carlos, órgão veiculado à Secretaria Municipal de Governo, realiza nesta quarta, quinta e sexta-feira (15,16 e 17), ações de orientação aos consumidores. Em parceria com a Fundação Procon, o órgão também divulgou um ranking com reclamações registradas até a primeira semana de março.

 

Segundo a diretora do Procon de São Carlos, Juliana Cortes, o principal objetivo do evento é conscientizar o consumidor sobre os seus direitos. “A ideia principal é deixar o consumidor confiante e ciente de seus direitos de maneira prática. Isso para evitar constrangimentos e para o consumidor saber quando e como deve reclamar em caso de prática irregular”.

 

Na quarta e quinta-feira, a equipe do Procon estará na Praça Maria Apparecida Resitano, Praça do Mercado Municipal, das 9h às 16h. Serão distribuídos cartilhas, panfletos e folders sobre os direitos dos consumidores. Os servidores também estarão esclarecendo dúvidas sobre relações de consumo. Na sexta-feira, a mesma ação acontece no Shopping Iguatemi, das 10h às 16h.

 

O Procon de São Carlos disponibilizou,no site da prefeitura,o ranking de atendimentos com as empresas mais reclamadas. “Essa lista é importante, pois ajuda o consumidor a avaliar os riscos ao contratar ou adquirir um produto ou serviço. Além disso, auxilia as empresas a rever a qualidade de seus serviços e produtos”, afirmou a diretora do Procon.

 

Até a 1ª semana de março, foram realizados 1.053 atendimentos entre reclamações, audiências e orientações. Em fevereiro, o percentual de resolução dos casos foi em média de 80%. Entre as principais reclamações estão: problemas com serviços essenciais (telefonia fixa, energia elétrica, abastecimento de água), serviços privados (TV por assinatura, seguros, cursos, pacotes turísticos), problemas com defeitos e entregas produtos, cobrança indevida, não cumprimento à oferta, falha na prestação de serviço, vícios na qualidade do serviço oferecido.

 

O consumidor pode entrar em contato com o Procon São Carlos por pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pessoalmente na rua Sete de Setembro, 2.411, Centro, no horário das 8h45 às 14h, de segunda à quinta-feira, além da página do órgão no facebook.

 

O link para acessar o ranking de reclamação é http://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual/?m=rank_atend&cid=51

Lista das 10 empresas mais reclamadas, com índice de solução (janeiro a março de 2017):