SÃO CARLOS RECEBE PROJETO PILOTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA IDOSOS PDF Imprimir E-mail

Ensinar o idoso a cuidar do seu dinheiro. Esse é o objetivo do programa de educação financeira para Idosos “Eu e minha aposentadoria: organizando a vida financeira”. O curso será realizado em São Carlos, pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, para idosos de baixa renda, em abril. 

A cidade vai participar do projeto piloto desenvolvido pela Associação de Educação Financeira – AEF Brasil, em colaboração com os Ministérios do Trabalho e Emprego e Previdência Social. O curso tem a finalidade de auxiliar os idosos aposentados a reduzir o endividamento, entendendo sua condição financeira e conquistando uma aposentadoria tranquila.

“Nós começamos a gestão resolvendo um problema grave com idosos abrigados. Diante disso, a Secretaria se propôs a pensar em ações preventivas com ênfase nas políticas voltadas para os idosos, para o envelhecimento saudável. Trazer esse curso é dar instrumentos para que os idosos tenham outras percepções sobre os seus próprios recursos e organização financeira”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

Para a realização do curso na cidade, 13 pessoas ligadas às políticas voltadas para os idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência do Idoso, Centros Comunitários, Grupo de Convivência La Salle e curso de graduação em Gerontologia da UFSCar foram capacitados e vão ministrar as aulas.

As inscrições para o Programa de Educação Financeira começam no dia 3 de abril, nos CRAS, no Centro de Referência do Idoso, na FESC (Fundação Educacional São Carlos) e também na Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Podem participar aposentados com renda até dois salários mínimos, e que tenham idade igual ou superior a 60 anos. O curso acontecerá em sete locais.

Para secretária, a participação dos idosos nessa ação é importante para o desenvolvimento pessoal dessas pessoas. “Com informações, os idosos podem trabalhar melhor seus recursos financeiros, terão maior consciência de quanto estão gastando e sobre seus direitos. Dessa forma, eles podem cuidar dessa parte da vida, como cuidam da saúde, da cidadania”.

 

Sobre o Programa- O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional Educação Financeira (Enef) que tornou educação financeira uma política de Estado, de caráter permanente, envolvendo instituições, públicas e privadas, de âmbito federal, estadual e municipal. Para definir planos, programas, ações e coordenar a execução da Enef, foi instituído o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

Coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil, o Programa é patrocinado pelo Citi Fundation, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Fundo Multilateral de Investimento.