SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA A MUDANÇA NO CALENDÁRIO VACINAL COM RELAÇÃO A TETRA E TRÍPLICE VIRAL PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Saúde informa que está realizando ações de bloqueio na Escola Estadual Prof. João Jorge Marmorato, localizada na rua Vicente Pelicano, nº 360, no Jardim Dona Francisca, por causa de um surto de caxumba. Seis alunos estão com a doença: 4 crianças de até 12 anos, 1 adolescente de 17 anos e um professor.

 

A carteira de vacinação dos alunos e funcionários está sendo verificada. Quem não tem vacina está sendo imunizado.

 

 A Secretaria alerta que houve mudança no calendário vacinal e a vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) está sendo administrada em crianças de 15 meses até quatro anos de idade. Antes recebia a vacina, crianças com até dois anos.

 

 A Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) também está disponível para uma segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança, busca a correção da falha vacinal neste grupo e considera a situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm acometido, principalmente, adolescentes e adultos jovens nesta faixa etária. A adoção do esquema de duas doses para esse grupo contribuirá na redução de casos da doença. Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas uma dose de tríplice viral.

 

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de São Carlos. 

 

(28/03/2017)