SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DA MOSTRA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PDF Imprimir E-mail

O secretário de Saúde, Caco Colenci, participou nesta sexta-feira (28), na praça da Piscina Municipal, na baixada do Mercado, da Mostra de Educação Popular em Saúde, organizada pela turma de São Carlos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizado por meio do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), em parceria com a FIOCRUZ.

 

Em São Carlos o curso é realizado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e 26 profissionais da área participam, entre eles, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiras da atenção básica, além de participantes de movimentos sociais. Em todo o país mais de 2 mil pessoas participam da capacitação.

 

O curso de Educação Popular em Saúde se baseia na metodologia sistematizada pelo educador Paulo Freire, que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais para a construção de novos saberes. Durante a capacitação os profissionais aprendem mais sobre práticas educativas, sobre a integração entre os saberes populares e os saberes técnicos e científicos, sobre os direitos a saúde e a diversidade nos territórios onde atuam.

 

Segundo o secretário de Saúde de São Carlos, Caco Colenci, a rede apoia a medicina integrativa e alternativa. “A integrativa visa à cura do paciente focando no organismo como um todo e usa também terapias alternativas, mas o tratamento convencional não é descartado e a medicina alternativa que utiliza métodos de diagnóstico e tratamentos que não seguem estritamente os da medicina tradicional, mas todos são válidos. Entendo que precisamos ampliar essa discussão na rede pública de saúde e essa Mostra é uma ótima iniciativa. A intenção do Programa é implantar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios a Política Nacional de Educação Popular e Saúde”, disse Colenci.

 

(28/04/2017)