MOSTRA AMBIENTAL PROMOVE EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO BAIRRO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail

Plantio de árvores, declamação de poesias e canto de canções que retratam a preservação do meio ambiente marcaram na tarde de quinta-feira (27), na Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, localizada na avenida Arnold Almeida Pires, 500, no bairro Cidade Aracy, a realização da 1ª Mostra Ambiental “Futuro Verde”.

 

A apresentação do projeto e as produções artísticas “Arborizando São Carlos e Plantio de Árvores”, realizado em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio do Horto Florestal e das secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Serviços Públicos, de Fazenda, além da EESC (USP) e da Diretoria de Ensino, tem por objetivo despertar nos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Ciclo II a consciência de respeito e preservação em relação à cidade onde vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

 

“A educação ambiental no Ensino Fundamental da Escola Marivaldo Degan tem sido positiva porque os alunos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento. Eles aprendem rápido e repassam para aqueles que estão ao seu redor, fato comum ao chegar em casa e comentar aquilo que aprendeu na escola, o que contribui também para conscientização das famílias, um exercício da cidadania”, comemora a professora Adriana Lazzarini, coordenadora do projeto e das produções artísticas apresentadas na Mostra.

 

O suporte para o desenvolvimento do trabalho escolar foi realizado a partir da Lei Municipal 13.692/05 em seus artigos 44 e 45, que foram disciplinados pelo Decreto Nº 264 de 2008, tratando do incentivo ambiental conhecido como IPTU Verde. O projeto visa também promover a educação fiscal do aluno e da família. A ideia é disseminar a contribuição que o IPTU Verde propicia ao município. Além de pagar menos imposto, a cidade fica mais arborizada, com áreas permeáveis e cidadãos mais conscientes.

 

O ex-vereador Lineu Navarro autor da Lei Municipal do IPTU Verde cumprimentou a direção da escola pela realização da Mostra e afirmou que “além de embelezar a cidade, espera que o trabalho de educação ambiental desperte nos alunos e população a propagação da ideia de se plantar mais árvores, com mais verde e clima ameno”.

 

A diretora da escola, Teresa Cristina Camarnado, fez a abertura da Mostra que reuniu além de pais e alunos, a Dirigente Regional de Ensino Débora Gonzalez Costa Blanco, a Prof.ª Dr.ª Maria Olímpia de Oliveira Rezende da Química Ambiental da USP e representantes das secretarias municipais de Fazenda, Serviços Públicos, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

(28/04/2017)