SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARTICIPA COMO JURADO DO HACKATHON REALIZADO PELA SERASA EXPERIAN PDF Imprimir E-mail

O professor drº José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, participou no último fim de semana, a convite da Serasa Experian, como jurado da terceira edição do hackathon Experiance Jam, maratona tecnológica que tem como objetivo promover a inovação dentro da Serasa Experian, ajudar a quebrar barreiras burocráticas e com foco na experiência do consumidor, vindo ao encontro do momento de transformação pelo qual passa a empresa.

 

A maratona aconteceu no sábado (6) e no domingo (7) no centro de excelência da empresa, em São Carlos com 200 participantes selecionados, que tiveram das 9 horas do dia 6 às 18 horas do dia 7 para resolver os desafios propostos pela Serasa Experian que esse ano foram: Autenticação(como garantir a identidade de uma pessoa ao se identificar em um sistema?); Cadastro Positivopara empresas (qual a melhor análise de crédito das empresas utilizando os dados que a Serasa Experian possui?);Internet das Coisas (como será o futuro a nossa volta?), além de tema surpresa.

 

Entre os jurados do hackathon também estava o diretor do laboratório de inovação (DataLab) da Serasa Experian, Marcelo Pimenta. Segundo ele, a decisão de fazer o evento em São Carlos levou em conta as universidades existentes na cidade, que é considerada um centro de excelência na formação de profissionais na área de dados. “São Carlos foi escolhida para ser o coração da companhia, com excelência em desenvolvimento de soluções inovadoras. Com o centro de excelência da Serasa Experian recém-inaugurado, escolhemos a cidade para abrigar essa edição do Experiance Jam”, afirma.

 

Para o secretário José Galizia Tundisi a iniciativa é extremamente importante para São Carlos e região. “O evento estimula a população universitária mais jovem a participar na busca de soluções com propostas avançadas. Da banca que participei foram analisadas 7 propostas de informática ao varejo, como os processos de varejo podem ser melhor instrumentalizados na internet e os resultados são incríveis. O evento tem papel importante na dinamização do município do ponto de vista econômico, de geração de empregos e para novas ideias de gestão”.

 

As premiações totalizam R$ 40 mil reais, sendo R$ 10 mil reais para cada um dos quatro desafios apresentados.

 

Edições anteriores do Experiance Jam - A Serasa Experian já organizou duas edições do Experiance Jam, ambas na sede da empresa, em São Paulo. No primeiro hackathon, um dos desafios apresentados foi a criação de um processo de autenticação de clientes (especialmente pequenas e médias empresas), quando entram em contato com a empresa via SAC. A solução vencedora foi implantada em novembro do ano passado e, com poucos meses de atividade, já cobriu seus custos de desenvolvimento.

 

O segundo hackathon, ocorrido em novembro do ano passado, teve 60 participantes e outros dois desafios: a criação de um novo produto para a Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian que oferece produtos e serviços ao cidadão, e uma solução para intensificar o uso do aplicativo Serasa Consumidor. A implementação de ambas as soluções vencedoras estão em fase de estudo. Em 2015, a Serasa Experian conquistou o 4º lugar do Ranking Anuário Inovação Brasil, prêmio criado pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy & (anterior Booz & Company), cujo objetivo é analisar as ações em inovação das empresas de forma aprofundada, desde a criação de novos produtos até os novos processos. Em 2016, a Experian foi eleita pela revista Forbes, pela terceira vez consecutiva, como uma das 100 companhias mais inovadoras do mundo.

 

(08/05/2017)