PRIMEIRAS TURMAS DO TIME DO EMPREGO RECEBEM CERTIFICADOS NA SMTER PDF Imprimir E-mail

O programa Time do Emprego, iniciativa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), preparou 25 pessoas para o mercado de trabalho. Na tarde desta terça-feira (9), elas receberam da coordenadora Estadual do Time do Emprego, Sandra Império e do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, seus certificados pela conclusão das atividades de orientação profissional, iniciadas em 14 de março, na Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”.

 

A realização do Time do Emprego renovou as esperanças de 11 pessoas que estavam desempregadas e foram contratadas durante as atividades de orientação.

 

Participaram também da solenidade de entrega dos certificados o vereador Rodson Magno, o diretor do Departamento de Coordenação Política Institucional da Secretaria Municipal de Governo, Samir Gardini e os facilitadores Meire Souza e Itamar Oliveira.

 

Durante 12 encontros, as terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentaram as duas primeiras turmas do Time do Emprego 2017, técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

 

Luciane Novelli Venzel, desempregada e procurando trabalho na área de comércio e de educação, disse que participar do Time do Emprego foi muito importante. “Eu aprendi muito como me portar tanto para procurar emprego, no emprego quando estiver empregada e ensinamentos para o dia a dia que eu vou levar para a vida toda”.

 

Ricardo António Alves, outro participante do Time do Emprego, também gostou das atividades de orientação. “A gente aprendeu como preparar melhor um currículo, como se portar na entrevista, traje a ser utilizado, diálogo e vocabulário que deve ser usado com o empregador. O time eleva a autoestima e nos ajuda expor melhor as qualidades e capacidades”.

 

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, o Time do Emprego traz uma preparação para as pessoas poderem se apresentar com mais segurança, mais qualificação, diante do empregador, seja na entrevista, na preparação do currículo, na retomada da autoestima. “O Time traz a visão da pessoa sobre si mesma e vem fortalecer suas habilidades e mostrar as qualidades que ela pode desenvolver, isso da uma condição muito maior para a pessoa ter a oportunidade do trabalho, do emprego e se apresentar diante do empregador. Durante o próprio encontro e a formação do grupo, muitos acabam tendo a oportunidade de emprego. Nós temos alguns que iniciaram com a turma e não puderam terminar porque no meio do programa foram contratados”, destacou.

 

Bragatto explicou, ainda, que a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda adotou nesta gestão, a dinâmica de oferecer o Time do Emprego o ano todo. “Em função do número baixo de facilitadores que tínhamos ao assumir a Secretaria, pudemos disponibilizar numa primeira etapa 60 vagas, elas se esgotaram em apenas 2 dias de inscrição. Nós capacitamos mais 4 facilitadores, já começaram novas turmas e nós vamos a partir desta semana iniciar também uma turma do Time do Emprego na Fundação Casa”, anunciou.

 

O vereador Rodson Magno parabenizou o Time do Emprego oferecido pela Prefeitura. “Conheço pessoas que fizeram o Time do Emprego e hoje estão bem sucedidas na vida profissional. Nunca desistam dos seus sonhos, corram atrás, hoje a gente encontra dificuldade no mercado de trabalho, mas vocês estão qualificados e preparados”.

 

 A coordenadora estadual do Time do Emprego, Sandra Império, lembrou que o Time do Emprego em São Carlos sempre teve um destaque importante no Estado. “O município sempre gerou empregos e através do programa houve um grande índice de empregabilidade. Ultimamente por questões adversas o Time do Emprego estava inativo no município e a partir desta gestão nós tivemos um incentivo do próprio secretário Bragatto e do prefeito Airton Garcia para que fosse retomado, no intuito de se conceder aos cidadãos uma oportunidade de melhorar a sua condição de empregabilidade”, disse.

 

Sandra Império ressaltou, ainda, que as pessoas foram preparadas para elaborar um currículo atrativo que corresponda às necessidades das vagas que estão disponíveis nas empresas e ao mesmo tempo foram trabalhadas as competências e habilidades pessoais e reforçada a questão do empreendedorismo.

 

(09/05/2017)