SÃO CARLOS JÁ VACINOU 10.688 PESSOAS CONTRA A GRIPE PDF Imprimir E-mail

Balanço da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) registra que já foram vacinadas contra a gripe até o momento 10.688 pessoas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 21,49% em São Carlos. A meta é vacinar 95% de uma população total de 49.725 pessoas.

 

A vacina contra a gripe é oferecida para pessoas mais vulneráveis a doença divididas em 5 grupos de risco. Quinze dias após a vacinação começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe e a proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias. Portanto, é importante que as pessoas recebam a vacina antes da chegada do inverno que começa a 1h24 do dia 21 de junho de 2017.

 

No balanço divulgado pela VIGEP já receberam a vacina 7.594 pessoas com 60 anos ou mais, 1.731 trabalhadores da área de saúde, 958 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, 1 indígena, 357 gestantes, e 47 puérperas (mães que acabaram de ter filho).

 

A 19ª Campanha Nacional prevê também a vacinação contra a gripe, no mês de maio, para pacientes portadores de doenças crônicas, problemas respiratórios, cardíacos, pacientes renais crônicos e transplantados e os professores das escolas públicas e privadas.

 

Dia D – Acontece no próximo sábado, dia 13 de maio, o dia “D”, Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas para vacinação de todos os grupos das 8h às 17h.

 

Segundo a coordenação da VIGEP haverá também no sábado (13) postos extras de vacinação na Fundação Educacional São Carlos (FESC) da Vila Nery e na Igreja Santo Antônio, na Vila Prado. Entretanto, nos postos extras, a VIGEP informa que não serão vacinadas crianças. Para a vacinação das crianças os pais deverão levá-las exclusivamente nas unidades de saúde mais próximas de suas residências.

 

A vacina contra a gripe é segura, apenas contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. É importante ressaltar a necessidade de levar a carteira de vacinação das crianças. Nela, além da idade, há o histórico das vacinas que já foram tomadas, assim, é possível saber quais vacinas estão em dia e quais ainda precisam ser aplicadas.

 

(11/05/2017)