SÁBADO 13, É DIA D PARA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

altVacinação será feita das 8 às 17h, para a vacinação das crianças os pais deverão levá-las exclusivamente nas unidades de saúde

 

Acontece neste sábado, dia 13 de maio, o dia “D”, Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), quando todas as unidades de saúde de São Carlos estarão abertas para vacinação de todos os grupos das 8h às 17h.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde haverá também no sábado (13) postos extras de vacinação na Fundação Educacional São Carlos (FESC) da Vila Nery e na Igreja Santo Antônio, na Vila Prado. Entretanto, nos postos extras, a Vigilância Epidemiológica (VIGEP) informa que não serão vacinadas crianças. Para a vacinação das crianças os pais deverão levá-las exclusivamente nas unidades de saúde mais próximas de suas residências.

 

A imunização contra a gripe é oferecida para pessoas mais vulneráveis a doença divididas em 5 grupos de risco. Quinze dias após a vacinação começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe e a proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias. Portanto, é importante que as pessoas recebam a vacina antes da chegada do inverno que começa a 1h24 do dia 21 de junho de 2017. A vacina contra a gripe é segura, apenas contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. É importante ressaltar a necessidade de levar a carteira de vacinação das crianças. Nela, além da idade, há o histórico das vacinas que já foram tomadas, assim, é possível saber quais vacinas estão em dia e quais ainda precisam ser aplicadas.

 

Balanço de vacinação - A Vigilância Epidemiológica registra que já foram vacinadas contra a gripe até o momento 16.469 pessoas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 31,33% em São Carlos. A meta é vacinar 95% de uma população total de 49.725 pessoas.

 

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe prevê a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mães nos pós-parto), pacientes portadores de doenças crônicas, problemas respiratórios, cardíacos, pacientes renais crônicos e transplantados e os professores das escolas públicas e privadas.

 

(12/05/2017)