ZUZÃO SEDIOU 2º TORNEIO DE LUTA DE COMBATE AO RACISMO PDF Imprimir E-mail

altA Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos (CMCN/SC) realizaram no sábado (13), data em que o Brasil completou 129 anos do processo de Abolição da Escravatura, o 2º Torneio de Luta de Combate ao Racismo.

 

O evento aconteceu no estádio do Zuzão, localizado na Vila São José. O prefeito Airton Garcia acompanhado dos secretários municipais Edson Ferraz (Esportes e Lazer), Edson Fermiano (Governo) e Mateus de Aquino (Comunicação), prestigiou o torneio. Airton Garcia conversou com membros da comunidade negra, esportistas e assistiu ao jogo de futebol promovido pelos organizadores.

 

Antonio Zacarias da Silva (mestre Taroba), presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, disse que a proposta foi mostrar a luta. “O evento não é de comemoração e sim da luta de combate ao racismo”, disse Taroba.

 

História -O dia 13 de maio deve ser tratado como uma data de reflexão, assim como o dia 20 de novembro, aceito pela comunidade negra como o dia da Consciência Negra, o dia de festejos do orgulho negro. O negro não foi liberto pela bondade de mãos brancas, não. Foi liberto pelo sangue e suor de incontáveis guerreiros que, mesmo acorrentados, traziam na luta o sonho de liberdade. A sociedade brasileira precisa se conscientizar da importância da população negra para a formação do povo brasileiro, de todo histórico desses incontáveis povos que deram origem ao sonho chamado Brasil. Ainda estamos muito distantes do conceito de “Democracia Racial” propagado pela análise da obra Casa Grande e Senzala e não podemos esconder o histórico de lutas existente desde o começo da história do Brasil. Precisamos avançar como nação, olhando para nosso passado sem sentir vergonha, algo tão distante do atual cenário brasileiro onde consta na Constituição que todos são iguais perante a lei.

 

(15/05/2017)

 

  • Image folder specified does not exist!
  •