SAÚDE CELEBRA "DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL" PDF Imprimir E-mail

altPara celebrar o DiaNacional da Luta Antimanicomial, dia 18 de maio, o Fórum de Saúde Mental, o Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar e a Secretaria de Saúde estão realizando várias atividades abertas à comunidade. O objetivo é comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial que foi instituído para questionar todo o sistema de atenção ao indivíduo que sofre psiquicamente.

 

Na tarde desta quarta-feira (17), várias pessoas participaram do Cine Debate – NISE – “O Coração da Loucura”. Nesta quinta-feira (18), na Praça do Mercado, das 14h às 17h, tem a Mostra Saúde Metal e Artes e às 18h30, tem o Sarau da Luta Antimanicomial, no gramado do Departamento de terapia Ocupacional, na UFSCar.

 

Atividades como estas servem para sensibilizar a população sobre a importância de adotar novas formas de cuidar da pessoa que sofre transtorno mental. “Todas as atividades que a gente faz dentro do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) serão realizadas com a população. Teremos grupos de música, rodas de conversas, oficinas de artesanato, conversas sobre o Dia da Luta Antimanicomial. A população vai conhecer um pouco do trabalho realizado na área de saúde mental do município”, contou Larissa Bochi, terapeuta ocupacional do CAPS AD.

 

Fórum de Saúde Mental– O Fórum Intersetorial Permanente para a Discussão das Políticas de Saúde Mental de São Carlos (FISM-SC) é um movimento independente, com profissionais vinculados a diferentes áreas e equipamentos que prestam assistência no município.  O Fórum pretende ser um dispositivo de “interlocução” com o poder público, no sentido de transformar os frutos de seus estudos, discussões, pesquisas e debates em proposições relacionadas à implantação e implementação das políticas e serviços públicos relacionados ao seu tema. São membros mais frequentes representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS Álcool e Drogas), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Infância e Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa de Medidas Socioeducativas, entre outros. Informações pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .