SÃO CARLOS VACINOU MAIS DE 25 MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE PDF Imprimir E-mail

altA Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos informa que 25.479 pessoas (53,93%) já foram vacinadas contra a gripe, entretanto a procura pela vacina nas unidades de saúde está baixa. A meta é vacinar 95% (47.238) de uma população total de 49.725 pessoas. Até o momento a cobertura vacinal do município é de 46,13% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde). Para atingir a meta de cobertura vacinal ainda é necessário vacinar 21.759 pessoas.

 

Entre os chamados grupos prioritários, aponta o balanço, a maior cobertura foi entre os idosos (60 anos ou mais) contabilizando 16.291 doses aplicadas. Entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 3.804 pessoas e entre as crianças já foram aplicadas 3.096 doses. Foram vacinados ainda 1.114 professores, 863 gestantes, 169 pessoas entre a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, 140 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e 2 indígenas. Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários, mas também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal. Para terem acesso à vacina, os profissionais deve apresentar algum comprovante de que exerce a atividade. As doses da vacina contra a gripe serão ofertadas até a próxima sexta-feira (26) em todas as unidades de Saúde.

 

A supervisora da VIGEP, Kátia Spiller, explica que a baixa cobertura vacinal em São Carlos tem se repetido ao longo das campanhas nos últimos anos. A exceção foi 2016 em razão dos casos graves de síndrome gripal que apareceram logo no início do ano e serviram de alerta para que as pessoas procurassem as unidades de saúde para tomar a vacina. 

 

Síndrome Gripal- Em 2017 as notificações de síndrome gripal não estão elevadas, fator que pode ter contribuído para a baixa procura pela vacina contra a gripe nas unidades de saúde. As pessoas com mais de 60 anos foi o grupo com maior registro de vacinação. Em São Carlos já foram registradas 17 notificações de síndrome gripal grave, casos de pacientes que ficam internados por um longo período na Santa Casa e outros hospitais, muitas vezes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os exames foram enviados para o Adolpho Lutz em Ribeirão Preto e os resultados foram negativos para Influenza. A VIGEP ainda aguarda o resultado de 3 exames.

 

Spiller enfatiza, entretanto a preocupação de que surjam novos casos de síndrome gripal grave, porque o inverno está chegando, já se observa no mês de maio as oscilações de temperatura e com a chegada da época mais fria do ano começam a aparecer os problemas respiratórios, alérgicos, pneumonia, bronquite, asma exatamente no período em que acontecem os casos mais graves de síndrome gripal. Para evitar que o quadro clínico do paciente evolua para uma síndrome gripal grave é importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da prevenção e tomem a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno.

 

“Faço um apelo para a população, para todos os grupos de risco incluídos na campanha procurem as unidades de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Quinze dias após a vacinação começam a surgir os anticorpos que darão a proteção e defesa do organismo quando iniciar a época mais fria do ano. Temos doses suficientes para vacinar todos os grupos prioritários até a próxima sexta-feira dia 26, quando se encerra a campanha de vacinação contra a gripe”, convida Kátia Spiller.

 

A proteção da vacina Influenza trivalente de 2017 atua contra três subtipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B; dura cerca de um ano e reduz a possibilidade do agravamento dos casos. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.

 

(24/05/2017)