MUNICÍPIOS DISCUTEM DESAFIOS E PROPOSTAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PDF Imprimir E-mail

 

alt

 

Com o objetivo de discutir e planejar propostas para o fortalecimento do SUS, integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública e a construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde, oito municípios (São Carlos, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito) realizaram nesta quarta-feira (21), das 8h às 13h, uma Plenária Regional no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).

 

Os representantes dos municípios se dividiram em grupos de trabalho para analisar eixos temáticos como o papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção a saúde, acesso a integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológicas, sanitária em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública, acesso a integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias, responsabilidade do estado e de todos os governos com a vigilância em saúde, gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos a população, monitoramento de vetores e agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas, implementação de políticas intersetoriais para a promoção da saúde e redução das doenças e agravos e a participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.

 

Foram escolhidos também os delegados com representantes do setor prestador, trabalhadores e usuários. Eles participam da etapa macrorregional que será realizada em Araraquara no dia 20 de julho que reunirá as propostas de todos os municípios coordenados pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), seguido pela 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1º de setembro a 21 de outubro), até a etapa final, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, com o tema “Vigilância em Saúde: Direitos, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade”, que acontece de 21 a 24 de novembro, em Brasília.

 

Douglas Henrique da Silva presidente do Conselho Municipal de Saúde de Dourado, um dos municípios participantes da Plenária, lembra que “nós queremos um SUS de qualidade que faça valer os seus princípios e as propostas quando levantadas dentro dos seus eixos, são bem discutidas, com olhar amplo, fortalece o incentivo das práticas de vigilância em saúde e da promoção do cuidado buscando melhorias tanto para o trabalhador quanto para o usuário SUS”.

 

O secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, ressalta que os desafios da Saúde têm que ser discutidos de forma regionalizada. Para Colenci o acolhimento de São Carlos aos profissionais da área de saúde regional é importante para fortalecimento e a liderança do nosso município na região e também para o processo de se discutir a realidade de cada um dos oito municípios participantes da chamada região coração, os desafios comuns e buscar soluções conjuntas para melhorar a qualidade de saúde de toda a população.

 

A grande dificuldade das propostas e dos planos de vigilância em saúde é você transformar essas ideias em gestos concretos em benefício da população. Algumas propostas demandam financiamento, outras gerenciamento, o apoio e a vontade política de realizar. É isso que vamos fazer, ver o que é possível realizar a um custo e tempo menor em beneficio da população. As ideias geralmente vêm pela experiência e qualidade dos representantes, as soluções apontadas vão nos ajudar a transformar os planos e diretrizes em ações práticas que beneficiem a população o mais rápido possível”, disse Colenci.

 

(21/06/2017)