PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIA CICLO DE ATIVIDADES PDF Imprimir E-mail

 

alt

 

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social iniciou na última sexta-feira (23), os encontros preparatórios para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá no próximo dia 13 de julho, no Paço Municipal, e terá como tema a “Garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

 

A Conferência Municipal ocorre a cada dois anos e tem como objetivo fazer avaliação e trazer discussões sobre as políticas públicas na área de assistência social.

 

As pré-conferências são reuniões de preparação e discussões dos temas relacionados feitas em pequenos grupos para que as pessoas possam participar com mais proximidade e como vai ser regionalizado amplia a participação. As pré-conferências e a Conferência Municipal seguem o modelo da Conferência Nacional, portanto, tem toda uma documentação para ser feita, tem as diretrizes a serem seguidas que serão trabalhadas em cada um desses grupos que são os eixos temáticos”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

 

Na segunda-feira (26) a pré-conferência foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Santa Felícia, na terça-feira (27) no CRAS Pacaembu. Nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, será no CRAS São Carlos VIII. Na quinta-feira (29), 14h, no CRAS Santa Eudóxia e na sexta-feira (30), 9h, no CRAS Cidade Aracy. Já a pré-conferência técnica acontece no dia 3 de julho para os profissionais da área.

 

Todos esses momentos de discussão e reflexão serão sistematizados e levados para a Conferência e lá nós teremos esse trabalho de levantar as avaliações e quais são os pontos de desafios que tem de ser trabalhados pela nossa política municipal”, acrescenta a secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

A Conferência Municipal de Assistência Social é um momento em que a sociedade, representada pelos usuários, trabalhadores e entidades de assistência social, se reúne para discutir, avaliar e propor mudanças para melhorar a Política de Assistência Social no município.

 

Para a Assistente Social do Centro Pop, Larissa Laisner Prata, a pré-conferência é um momento de mobilização. “Nós chamamos os usuários que freqüentam os serviços para nós discutirmos as questões que são relevantes, tanto o que a gente tem quanto o que precisa melhorar para poder levar para o espaço da Conferência. É realmente um aquecimento para a população ter sua voz”, finaliza a assistente social.

 

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

 

(27/06/2017)