ACIDENTE DE TRAJETO FOI TEMA DE CONSCIENTIZAÇÃO COM SERVIDORES PDF Imprimir E-mail

Diminuir o número de acidentes de trânsito durante o trajeto para o trabalho. Esse foi o principal objetivo do mês de “Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trajeto”. O evento é uma realização da Secretaria de Transporte e Trânsito e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em parceria com o Centro Professorado Paulista (CPP). Foi idealizado para conscientizar o servidor público sobre a importância de prevenir acidentes durante o trajeto do trabalho para casa/de casa para o trabalho. A palestra de encerramento foi proferida pelo especialista em trânsito e policial militar da reserva, Pedro Teixeira.

 

Um levantamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de São Carlos apontou que na administração municipal de 16,47% dos acidentes de trabalho, ocorridos em 2016, foram de trajeto, 20% dos afastamentos gerados são por acidentes de trajeto.

 

Para o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, seja com funcionários públicos ou com a comunidade, sempre é importante falar sobre segurança no trânsito. “O objetivo principal da Secretaria é evitar acidentes de trânsito. Estamos trabalhando em várias ações para diminuir os números de acidentes na cidade. Trabalhar com o servidor é importante. Também temos um grande projeto de educação no trânsito com os estudantes da rede municipal e estadual. Além disso, estamos investindo em ações para melhorar a engenharia e fiscalização”, afirmou Coca.

 

Segundo Paulo Shiroma, presidente da CIPA, foi importante dedicar um mês para falar sobre acidente de trajeto já que ele é a segunda maior causa de afastamento de servidores públicos. “Temos que trazer a discussão de um trânsito mais seguro para o servidor. O acidente de trajeto é a segunda causa de acidentes de trabalho. Então, é preciso uma ação, uma atividade que leve informação para esses servidores, que esse seja um momento para refletir sobre essa questão”, disse o presidente da CIPA.

 

“O trânsito mata mais que a guerra”. Com essa afirmação, o professor, vereador e diretor regional do CCP (Centro do Professorado Paulista) em São Carlos, Azuaite Martins, chamou a atenção dos participantes do evento. “As estatísticas demonstram que os acidentes de trânsitos tiram muitas vidas. Como diminuir esses números? Com educação. A educação é a chave para a resolução de todos os problemas. O CPP apoia essas iniciativas porque está ligado a educação, a formação das pessoas, em busca de uma causa importante: um trânsito mais seguro”,explicou Azuaite Martins.

 

Ser parceiro da CIP amplia o trabalho de educação da Secretaria de Transporte e Trânsito. “Somente a conscientização fará com que os números de acidentes de trânsito diminuam. As parcerias ampliam o número de pessoas atingidas, contribuindo para uma maior conscientização, para um trânsito melhor”, afirmou Paulo Sérgio Luciano, engenheiro da secretaria de Transporte e Trânsito.

 

O especialista em segurança de trânsito, Pedro Teixeira, destacou em sua explanação a relevância da educação para um trânsito mais humano. “A conscientização faz parte da sequência do trabalho de educação. Quando nós disponibilizamos informações, nós estamos alimentando o outro com conhecimento. Nós só vamos conseguir mudar com esse quadro na base da educação para o trânsito, desde a pré-escola até os pais. Educação sem conscientização não leva a um trânsito seguro”, afirmou Teixeira.

 

Outras ações serão realizadas ao longo do semestre com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito com funcionários públicos.

 

(27/07/2017)