VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTENSIFICA VACINAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Termina nesta sexta-feira (28), a semana de intensificação das vacinas contra HPV, Meningite C para adolescentes (meninos e meninas) e Hepatite B para todas as faixas etárias. O objetivo da intensificação é atualizar a caderneta de vacinação de adolescentes e adultos, e com isso, aumentar a cobertura vacinal. 
 
Dados da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) apontam que 764 pessoas, entre adolescentes e adultos, procuraram as unidades de Saúde. “Hoje, é o último dia dessa intensificação. A procura foi boa, mas as vacinas estão disponíveis. É importante procurar a unidade de saúde e atualizar a carteira de vacinação. A vacina é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças”, afirmou Katia Spiller, enfermeira da Vigilância Epidemiológica. 
 
A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde e para receber a dose basta comparecer com a caderneta de vacinação e para adultos que não tenham a caderneta levar um documento pessoal.
 
A vacina HPV é oferecida para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. O esquema vacinal é de 2 (duas) doses com intervalo de 6 meses entre elas.
 
A imunização para Meningite, a vacina meningocócica C, abrange meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade. Para os adolescentes que nunca foram imunizados contra a Meningite C será oferecida dose única da vacina. Já aqueles que receberam a vacina anteriormente, terão direito a uma dose de reforço. É o primeiro ano que a vacina meningocócica C é oferecida para os adolescentes, até o ano passado somente as crianças de até 4 anos recebiam a dose.
 
Em relação à vacinação de Hepatite B, a dose será oferecida para todas as faixas etárias. O esquema vacinal da Hepatite B consiste de três doses e as pessoas estarão protegidas apenas se estiverem com o esquema completo.
 
(27/07/2017)