AGENTES DE SÃO CARLOS PARTICIPAM DE CURSO NO CANIL DA GCM SÃO PAULO PDF Imprimir E-mail

Dois agentes do canil da Guarda Municipal de São Carlos participaram durante toda a semana de um curso oferecido pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo com a participação também de agentes de segurança da Guarda Municipal de Londrina (PR), Guarda Municipal de Itaquaquecetuba (SP), Guarda Municipal de Bragança Paulista (SP) e Força Aérea Brasileira.

 

Com aulas práticas e teóricas, totalizando 40 horas aula, foram abordados temas relacionados ao trabalho policial com cães. Todos os 43 agentes receberam orientações e aulas de adestramento, de comportamento canino, legislação especial para cães e condutores e noções de veterinária. Já na parte prática foram demonstrados os cuidados básicos com os cães, higiene e bem estar, prática do tratador, policiamento com cães e controle de distúrbio civil com cães.

 

Os cães da GCM participam de várias atividades como policiamento ostensivo e preventivo; atuação junto a Defesa Civil em acidentes e/ou calamidades; identificação, através do faro, de narcóticos e explosivos; distúrbios civis (manifestações em geral); trabalhos ambientais, como, por exemplo, a busca em mata; ações lúdico educativas (apresentações em escolas e ONGs); conscientização do uso e posse do animal, além do patrulhamento diário. Assim como em toda a corporação, a missão do Canil é manter a ordem urbana e a tranquilidade das pessoas que utilizam os espaços públicos na cidade.

 

Para o Comandante da GM de São Carlos, Michael Yabuki, é muito importante a participação de agentes de São Carlos em formações oferecidas pela GCM de São Paulo. “Hoje estamos com 5 cães, sendo que 2 deles já atuam em operações de apreensão de drogas, inclusive em operações em parceria com as policias Civil e Militar, os outros três cães estão sendo adestrados, sendo imprescindível que os agentes do nosso canil passem por esses treinamentos”.

 

Zayra, Kiara, Layka, Mel e Renk são os cães da GM São Carlos. Das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Holandês, eles são treinados por 5agentes que hoje integram o canil.

 

A Guarda Municipal de São Carlos é a única instituição da cidade que possui cães para auxiliar em operações policiais.

 

(21/08/2017)