PREFEITURA ABRE A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO NO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail

A Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, foi aberta oficialmente em São Carlos na manhã desta segunda-feira (18), pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profº Afonso Fioca Vitalli (CAIC), localizada no bairro Cidade Aracy. Também participaram da solenidade a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, o secretário de Educação, Nino Mengatti, a diretora pedagógica, Cilmara Ruy, o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, o diretor do CAIC, professor Silvio Padovan e Azuaite Martins de França, vereador e presidente regional do Centro do Professorado Paulista (CPP), além de professores e alunos.

 

Com o tema: “A Rua é de Todos. A preferência é do Pedestre”, a campanha tem como finalidade conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. “A conscientização no trânsito começa pela educação, passando pela fiscalização e engenharia, por isso estamos aqui no CAIC, uma escola que já desenvolve um trabalho nessa área e que pode se tornar modelo para outras unidades. Essas cartilhas que estamos distribuindo e os folders que chegam até os pais são atitudes simples, mas muito importantes para ensinar as crianças e alertar os pais que é essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Coca Ferraz.

 

De acordo com Nino Mengatti o material educativo será distribuído em todas as escolas da rede. “Todos os 15 mil alunos da rede municipal de ensino vão receber esse material. Essas ações são indispensáveis para a preservação da vida”, disse o secretário de Educação.

 

“Trabalhamos o tema educação no trânsito desde o primeiro ao quinto ano. Temos 1.249 alunos aqui na escola e por meio desse material nos comunicamos com os pais. A intenção é conscientizar, motoristas, motociclistas e ciclistas de que a rua é um lugar de todos, inclusive de travessia de pedestres”, comenta o diretor da EMEB Profº Afonso Fioca Vitalli (CAIC), Silvio Padovan.

 

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania”, garante a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, lembrando que a rede estadual têm 23 mil alunos.

 

A Semana Nacional do Trânsito está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e tem a finalidade de sensibilizar a sociedade para que assumam o compromisso e somem esforços com o poder público para preservar vidas.  Durante todo o mês de setembro as ações de educação no trânsito serão realizadas nas escolas da rede municipal de educação de São Carlos.

 

(19/09/2017)