AIRTON GARCIA PARTICIPA DA ABERTURA DO ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2017 PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia participou na manhã desta quarta-feira (20), no Hotel Nacional Inn, em São Carlos, da abertura do Encontro Nacional de Alimentação Escolar 2017 (ENCONAE), uma realização do Centro de Estudos em Alimentação Escolar, Serviços e Pesquisas (CEAESP), coletivo formado, na sua maioria, por ex-membros do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo.

 

Airton Garcia foi recebido pelo anfitrião do ENCONAE em São Carlos, Azuaite Martins de França, vereador, presidente regional do Centro do Professorado Paulista (CPP)e membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, e fez parte da mesa de autoridades compostas por Mônica de Andrade e Inês Hiromi Hendo, respectivamente vice-presidente e diretora do CEAESP, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Júlio Cesar Pereira de Souza, Cleunir Augusto Paris da EMATER/RS, Valéria Paganini do Tribunal de Contas (TCE/SP), Cilmara Ruy, diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Edson Ferraz, secretário municipal de Esportes e Lazer.

 

Na ocasião, o prefeito deu as boas vindas aos mais de 1.000 participantes, ressaltando que o município compra produtos de qualidade para a merenda escolar servida nas escolas municipais e entidades conveniadas. “Merenda escolar é uma questão de saúde e cidadania. Com oferta de uma merenda saudável, a Prefeitura consegue suprir as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência na escola, pois sabemos que muitos deles fazem a principal refeição no colégio”, disse Garcia.

 

Uma das propostas do encontro é a discussão dos certames licitatórios e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de chamada pública para a agricultura familiar, prestação de contas, cardápio, formação do hábito alimentar, primeira infância e a alimentação escolar, fiscalização e abordagem técnica e prática.

 

Azuaite Martins de França agradeceu a participação de profissionais na área de alimentação escolar de todo o país e ressaltou que o evento reúne gestores, técnicos, nutricionistas e conselheiros. “O Encontro vai discutir as diversas questões que envolvem a merenda escolar. Vamos realizar uma jornada técnica de nutrição e oficinas práticas de elaboração de termo de referência, editais e capacitação para supervisores”, explicou o anfitrião do ENCONAE.

 

O prefeito Airton Garcia também percorreu todos os estandes da Expo Alimentação, local onde os fornecedores e parceiros do evento apresentaram os seus produtos e os últimos lançamentos e inovações do setor. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento também participou expondo os produtos adquiridos da agricultura familiar que são utilizados no preparo da merenda escolar dos 15 mil alunos da rede municipal de ensino.

 

O Encontro Nacional de Alimentação Escolar 2017 continua nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, no Hotel Nacional Inn. O tema da palestra de encerramento será “Agentes do PNAE – Semeando Futuro”, na sequência será elaborada a “Carta de São Carlos 2017”.

 

MERENDA SÃO CARLOS- A Prefeitura gasta aproximadamente R$ 300 mil por mês com a merenda escolar, e os gêneros alimentícios são distribuídos em 77 locais, sendo 57 unidades escolares entre Centros de Educação Infantil (CEMEIS) e Escolas de Educação Básica (EMEBS), 7 creches conveniadas e para 13 instituições filantrópicas.

 

As compras são feitas por Pregão eletrônico e atualmente são distribuídos semanalmente 14 mil quilos de carne, 7 mil litros de leite, 655 latas de fórmulas infantil, 28.500 unidades de pães, 8 mil quilos de arroz, 3 mil de feijão, além 6 mil quilos de hortifrutigranjeiros que são adquiridos da agricultura familiar. Mensalmente são fornecidos mais de 30 gêneros alimentícios estocáveis diferentes e os cardápios são balanceados e específicos para o nível escolar de cada criança (creche, infantil e fundamental). Todos os alimentos perecíveis são transportados em veículo especial refrigerado.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, também encaminha para as unidades escolares produtos processados e congelados, como poupa de frutas para o preparo de sucos, bem como, folhas já higienizadas e porcionadas.

 

(20/09/2017)