EM VISITA AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, PREFEITO DIZ QUE VAI SE EMPENHAR PARA OBTER RECURSOS PARA FINALIZAÇÃO DAS OBRAS PDF Imprimir E-mail

Mais uma etapa do Hospital Universitário está sendo finalizada. Nesta semana, o prefeito Airton Garcia e secretário de Saúde, Caco Colenci, foram recebidos pela reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann e pela superintendente do HU, Ângela Leal, para uma visita a nova área. 

 

Essa etapa do projeto prevê 54 novos leitos de internação (adultos, pediátricos e saúde mental), todos em quartos duplos com sanitários. Também contempla uma área destinada para reabilitação física de pacientes e solário para atividades ao ar livre. Uma classe hospitalar, brinquedoteca, espaços de convivência e áreas de apoio com postos de enfermagem, prescrição médica, apoio nutricional e atendimento multiprofissional foram construídos nesta expansão.

 

Segundo a reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, a entrega dessa nova etapa será um grande avanço. “É um momento importante. Aos poucos estamos conseguindo realizar o sonho de ter um hospital universitário completo que satisfaça a necessidade dos nossos alunos de graduação, pós-graduação e que ofereça um serviço de qualidade a comunidade de São Carlos”, afirmou ela.

 

Fazer o Hospital Universitário funcionar é fundamental para a saúde de São Carlos e o prefeito Airton Garcia está empenhado em viabilizar esse funcionamento. “Não é novidade para ninguém a situação complicada em que a saúde de São Carlos se encontra. O funcionamento completo do hospital vai auxiliar o município”, comentou o prefeito.

 

Para o secretário de Saúde, Caco Colenci, a ampliação do número de leitos na cidade é essencial para atender a demanda cada vez mais crescente na área da saúde pública. “Precisamos celebrar mais essa conquista para a cidade. Até o final do ano teremos mais 54 leitos disponíveis para o SUS. Para os próximos anos, teremos outras etapas para a ampliação no número de vagas. Em breve, o HU será uma referência hospitalar no Estado de São Paulo e quem ganha é a região, é a cidade de São Carlos”, afirmou o secretário.

 

Terminada essa etapa, a administração do HU começa a pensar em uma nova etapa. “A partir da próxima semana, estaremos em Brasília para buscar a concretização de mais uma etapa: a construção de centros cirúrgicos e da UTI. Serão necessários cerca de R$ 25 milhões, mais o recurso de infraestrutura e de custeio. Vamos batalhar e fazer do Hospital Universitário um hospital de referência”, concluiu Dra. Wanda.

 

O prefeito também vai atrás de recursos para essa nova etapa. “Eu vou lutar para conseguir recursos para a conclusão do HU. Estou trabalhado com a Dra. Ângela e tenho certeza que vamos conseguir. Toda atitude que traga melhorias para a saúde da cidade terá o meu apoio”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

O vereador Roselei Françoso também acompanhou a visita e destacou a importância dos novos leitos para desafogar a Santa Casa. “A abertura de novos leitos vai trazer um respiro para a Santa Casa, melhorar a qualidade da saúde do município. E não é só a ampliação do Hospital Universitário, mas da saúde que está sendo redesenhada agora com a instalação do AME, com a possibilidade de novas ampliações no Hospital. Acho que tudo isso vai trazer melhorias significativas para a cidade de São Carlos. Para viabilizar a próxima etapa, é necessário unir forças, buscar as lideranças, os deputados na nossa região. O prefeito tem um bom relacionamento com os Ministérios. Enfim, todos tem que ter um foco só: a questão da melhoria da saúde da cidade e sem dúvida o HU é o embrião para que isto ocorra”, afirmou o vereador Roselei.

 

A visita ao Hospital Universitário também foi acompanhada pela vereadora Cidinha do Oncológico.

 

(22/09/2017)