CAMPANHA JANEIRO ROXO ALERTA SOBRE HANSENÍASE PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Saúde, está desenvolvendo a Campanha Janeiro Roxo com foco no combate a hanseníase. O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) está realizando várias ações de prevenção a doença, entre elas capacitações de servidores da saúde e orientação para a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

 

O Ministério da Saúde instituiu o mês de janeiro e a cor roxa para conscientização sobre a hanseníase, em 2017. Também no ano passado, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), entidade que completa 70 anos em 2018, lançou a campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase”, que é permanente e está promovendo ações educativas em todo o Brasil.

 

Adoença é transmissível, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, micro-organismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. Demora de 2 a 7 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas. A hanseníase pode causar deformidades físicas. Mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato. “A hanseníase é uma doença que ainda provoca muito preconceito e discriminação para as pessoas que convivem com o bacilo. O objetivo da campanha é alertar a população sobre a doença, o diagnóstico precoce e o seu tratamento”, afirmou enfermeira do Programa da Hanseníase, Fabiana Tanikawa, do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas.

 

O Brasil é o segundo país com mais casos da doença, atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos nos vários estados brasileiros e dentre as várias classes sociais, incluindo adultos e crianças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia, nos últimos 10 anos o número de casos caiu no país, mas a falta de tratamento dos casos existentes aumentou o número pessoas com incapacidade física. “Muitas pessoas convivem durante anos com a doença sem conhecer os sintomas. Por isso, precisamos que jovens e adultos sejam alertados e se tornem multiplicadores de informações, para evitar o diagnóstico tardio e as sequelas”, alerta o médico Claudio Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

 

Na cidade, o tratamento da hanseníase é oferecido na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade para referência de acompanhamento e atendimento a pessoas com hanseníase é realizada no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, localizada na rua Sete de Setembro, nº 2.277, no Centro.

 

No Estado de São Paulo, a ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e 22 concessionárias de rodovias aderiram à campanha Janeiro Roxo. Durante todo o mês de janeiro, os painéis luminosos das rodovias de São Paulo irão veicular a mensagem “Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase”.

 

(17/01/2108)