SÃO CARLOS É PREMIADO POR AÇÕES DE COMBATE A TUBERCULOSE PDF Imprimir E-mail

 

O CAIC (Centro de Atendimento de Infecções Crônicas), da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez foi premiado pelo trabalho de combate a tuberculose. O município foi contemplado com o prêmio Dia Mundial da Tuberculose 2018 por alcançar a meta de mais de 90% da realização dos testes de HIV nos pacientes de tuberculose.

 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 20 de março, em São Paulo, durante o evento “Dia Mundial da Tuberculose”, realizado pelo Governo de Estado de São Paulo (Secretaria do Estado da Saúde/Coordenadoria de Controle de Doenças/Centro de Vigilância Epidemiológica/Divisão de Tuberculose e Outras Pneumopatias), para discussões referentes ao cenário da tuberculose no Brasil.

 

“São Carlos tem um trabalho de ponta no combate a tuberculose. Em 2017, também fomos premiados durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2017, no item “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. Isso significa que anualmente, estamos conseguindo atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, visando promover um atendimento de qualidade aos pacientes”, afirmou Fabiana Sayuri, enfermeira do programa de tuberculose.

 

A enfermeira alerta para os sintomas da tuberculose: febre, ao entardecer e à noite; perda de peso lenta, mas progressiva; falta de apetite; suor noturno exagerado que chega a molhar o lençol; cansaço e mal-estar geral. “São sintomas bastante característicos, se a pessoa apresentar esses sintomas deve procurar o serviço de saúde. As unidades Básicas de Saúde estão fazendo a busca ativa dos sintomáticos com problemas respiratórios, podendo ser solicitado exame de escarro para o diagnóstico da tuberculose e quando necessário raios-X. Se tiver tuberculose, o paciente é encaminhado para tratamento no CAIC”, afirmou Fabiana.

 

Capacitação– No dia 11 de abril de 2018, o CAIC irá promover uma capacitação para profissionais de saúde com o tema tuberculose. A palestra será ministrada por Rita de Cássia, interlocutora do Programa de Tuberculose do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araraquara.

 

Dia Mundial de Combate a Tuberculose- O Brasil possui um terço (33%) de toda a carga de tuberculose das Américas e configura-se no grupo de países que reúne quase 40% de todos os casos de TB do mundo. Com o objetivo de conscientizar a população em relação ao impacto da doença no mundo e divulgar as estratégias de prevenção e controle da doença, a OMS criou, em 1982, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em homenagem aos 100 anos da descoberta do bacilo causador da doença, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

 

(26/03/2018)