SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS CONCLUI MUTIRÃO NO CEMITÉRIO PDF Imprimir E-mail

O trabalho contou com auxílio dos agentes de combate a endemias

 

A Secretaria de Serviços Públicos terminou o mutirão de limpeza no Cemitério Nossa Senhora do Carmo. O trabalho durou uma semana e contou com o apoio dos funcionários da pasta, dos reeducandos e das equipes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica. “O Cemitério é muito grande. Hoje, temos alguns funcionários e uma equipe dos reeducandos diariamente no local, mas não é suficiente. De tempos em tempos, temos que fazer uma grande força tarefa”, explicou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

 

Os trabalhos realizados foram capinação, varrição, recolhimento de restos de lixo, entulhos, velas e flores. A equipe de Combate a Endemias, da Secretaria da Saúde, auxiliou no serviço recolhendo e checando recipientes e materiais que possam acumular água. “Nossos agentes ficaram dois dias no Cemitério e encontraram muitos recipientes de plásticos: garrafas pet sem tampa, copos, papéis celofane e até garrafas de vidro. Um risco para a saúde pública já que esses materiais acumulam água e viram criadouros do mosquito. A população precisa nos auxiliar no combate ao Aedes aegypti”, contou Denise Scatoline, coordenadora da Equipe de Combate a Endemias.

 

A quantidade de vasos e floreiras com água trouxe preocupação a Saúde. “As pessoas precisam se conscientizar que é importante eliminar os criadouros do mosquito. Quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas flores já plantadas, pois aquelas com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir como criadouro. Os vasos ou buracos fixos nos túmulos podem acumular água da chuva. É preciso colocar areia nestes recipientes”, explicou Denise.

 

Para impedir o desenvolvimento das larvas do mosquito, os recipientes fixos, como floreiras foram tratados com larvicida. “Intensificamos os serviços com objetivo de melhorar a estrutura e proporcionar mais conforto a quem visitar os túmulos de familiares e amigos no cemitério Nossa Senhora do Carmo, além de impedir a proliferação de mosquitos”, concluiu Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

 

(02/04/2018)